Debate abriu série de quatro encontros com candidatos da região
O JMais realizou na noite desta terça-feira, 24, a transmissão ao vivo direto do seu estúdio, através do canal no YouTube, o debate com os candidatos à prefeitura de Bela Vista do Toldo nas Eleições 2024. São eles: Carlinhos Schiessl, pela coligação Bela Vista Construindo Uma Nova História, composta por MDB e PSD; Dauvã Mizwa, candidato pela coligação Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil, composta por PT, PC do B e PV; Rosiani Karvat, candidata pela coligação Juntos Podemos Progredir, composta por Podemos e Progressistas; Sandro Mielke, candidato pela coligação Renasce Bela Vista, composta por PL e Republicanos; e Tito Pires, candidato pelo PSB. A Bela Vista FM retransmitiu o nosso sinal.
Acesse a transmissão do debate no link acima.
Conheça os candidatos:

CARLINHOS SCHIESSL é um político natural de Bela Vista do Toldo, onde nasceu e cresceu. Desde a infância, trabalhou como colono e agricultor, formando um laço profundo com a terra e a comunidade. Casado com Genice Kucarz e pai de Carlos Henrique, Carlinhos é um homem que valoriza intensamente a família, Deus, a Pátria e a liberdade. Sua trajetória política é marcada por três mandatos como vereador, presidência da Câmara e relatoria da lei orgânica do município e as principais leis que a regem, além de ter atuado como vice-prefeito e secretário de Obras. Já se lançou à Prefeitura anteriormente em 2020.
Seu candidato a vice é Dinei Berdnaski.

DAUVÃ MIZWA nasceu em 2 de julho de 1989, passou a infância na comunidade de Ribeirão Raso, comunidade do interior de Bela Vista do Toldo. Filho dos agricultores Ademar Mizwa e Marli Jankowiski Mizwa, sempre trabalhou junto a sua família na agricultura. É formado tecnólogo em Gestão Ambiental e atualmente é acadêmico do curso de Fonoaudiologia. Hoje com 35 anos, é casado com Jocieli Kubiaki, e pai de três filhos, Henrique Eduardo, João Ricardo e Vicente. Em sua vida pública atuou como secretário municipal de Assistência Social, assessor parlamentar do deputado federal Décio Lima, eleito vereador no mandato de 2017/2020 em Bela Vista do Toldo e em 2023 passou a integrar a equipe da deputada federal Ana Paula Lima.
Seu candidato a vice é Marcos Iachitizki.

ROSIANI KARVAT é filha de Altair Karvat e Roselia Iarrocheski Karvat, tem 40 anos e é casada há 23 anos com Alois Tisczka. Tem apenas um filho, o Brenon. Formada em Gestão Pública, foi auxiliar administrativa na Celesc, pelo período de 2012 à 2017; secretária municipal de Assistência Social de Bela Vista do Toldo, pelo período de 2017 à 2020, depois atuando como promotora de eventos.
Seu candidato a vice é Eraldo Schiessl.

SANDRO MIELKE é casado e pai de três filhos, passou seus primeiros anos como agricultor ao lado de seus pais. Atualmente, Sandro é professor de Educação Física na rede municipal e estadual de ensino. A trajetória de Sandro também inclui uma relevante participação na vida política da sua comunidade. Ele foi vereador e chegou a se tornar presidente da Câmara. Durante seu tempo na política, Sandro sempre se pautou pela honestidade e pelo comprometimento, princípios que considera essenciais para um bom governante e cidadão.
Sua candidata a vice é Raquel Kogi.

NATANAEL “TITO” PIRES, nascido em Bela Vista do Toldo, é filho de Antonio Pires e Ângela Batista Pires. Pai de 2 filhos: Ester Rosângela Pires e do pequeno Felipe Miswa Pires. É ainda avô de Henrique Pires Ostroski. Credenciado do Detran-SC na cidade de Matos Costa em 1987, foi vereador em Matos Costa de 1992 a 1996, sendo o único vereador a ser reeleito para o mandato 1997 a 2000, tendo ocupado a cadeira de presidente da Câmara de Vereadores daquela cidade. Foi eleito prefeito em Matos Costa para o período 2001 a 2004. Ocupou a cadeira de presidente da Associação dos Municípios da região do Contestado – atualmente Amplanorte. Em Bela Vista do Toldo foi secretário de Administração e secretário da Saúde.
Seu candidato a vice é Wiegando Antonio Wieczorkievicz.
Confira abaixo como vai funcionar a dinâmica dos blocos nos debates promovidos pelo portal JMais:
BLOCO 1
No bloco inicial, uma apresentação de todos os candidatos a prefeito e seus respectivos vices será lida pelo mediador. O texto das apresentações será enviado à organização do debate pelas assessorias de cada candidato.
Na sequência, cada candidato responde a uma pergunta com a descrição de temáticas como corrupção, saúde, educação, esporte e lazer, administração e finanças, moradia, infraestrutura pública, agricultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e mobilidade urbana.
O candidato pode escolher um adversário para comentar sua resposta, utilizando o tempo máximo de até 1 minuto, e terá direito a tréplica de até 30 segundos.
Para o debate de Canoinhas, a ordem das respostas já foi sorteada com candidatos ou representantes em reunião realizada no estúdio do JMais nesta semana.
BLOCO 2
No segundo bloco, os candidatos enfrentam um ao outro. Todos perguntam, mas o próprio candidato é quem escolhe quem irá responder ao seu questionamento. Os candidatos têm até 30 segundos para formular a pergunta, o escolhido tem 2 minutos para a resposta, o questionador tem mais 1 minuto para tréplica, assim como o respondente, que tem ainda mais 1 minuto para sua tréplica.
BLOCO 3
No terceiro bloco, os candidatos terão a oportunidade de responder perguntas da população. As perguntas elaboradas pelo público e pelos jornalistas do JMais serão selecionadas por uma mesa julgadora da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para serem respondidas pelos candidatos.
Cada candidato terá até 2 minutos para a sua resposta e escolherá um adversário para comentar a resposta, que poderá usar até 1 minuto para o comentário. O respondente terá mais 30 segundos para acréscimo.
O público poderá enviar suas perguntas aos candidatos para o e-mail [email protected] ou por canais de comunicação alternativos do JMais (WhatsApp, Twitter, Instagram, site e página no Facebook) com o nome, idade e profissão dos questionadores. As perguntas poderão ser enviadas até as 12h do dia do debate.
BLOCO 4
O bloco segue a mesma dinâmica do bloco 2, com confronto direto entre os candidatos. Todos perguntam, mas o questionador é quem escolhe qual candidato irá responder à questão.
BLOCO 5
No último bloco, cada um dos candidatos terá até 3 minutos para resumir suas propostas e pedir o voto do eleitor.
ACORDO
Todas as regras dos debates variam de acordo com o número de candidatos. Reuniões com representantes de todos os candidatos, das quatro cidades, aprovaram as regras.
Acompanhe os próximos debates:
>> Quinta, 26 de setembro: candidatos a prefeito de Major Vieira, às 20h, transmitido ao vivo direto do estúdio do JMais pelo nosso canal no YouTube (acesse aqui).
>> Terça, 1º de outubro: candidatos a prefeito de Três Barras, às 20h, transmitido ao vivo direto do estúdio do JMais pelo nosso canal no YouTube (acesse aqui).
>> Quinta, 3 de outubro: candidatos a prefeito de Canoinhas, às 20h, transmitido ao vivo direto da Joy Festas e Eventos pelo nosso canal no YouTube (acesse aqui). Neste caso haverá plateia. Serão 300 convidados, sendo 50 de cada um dos cinco candidatos e 50 da organização do debate.