São 320 lojas deste segmento no município atualmente
De acordo com dados apresentados recentemente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo de Canoinhas, lojas de artigos de vestuário e acessórios representam a maior parte dos comércios varejistas do município.
Segundo o levantamento da Secretaria, de um total de 1622 empresas que atuam sob a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) de comércio varejista, os dados apresentados em relatório pela Secretaria são referentes a 967 delas, contemplando os 10 maiores segmentos atuantes no município. Destas, 320 empresas vendem artigos de vestuário e acessórios.
O segmento é maior, inclusive, que o de produtos alimentícios, como minimercados e mercearias, que totalizam 243 comércios varejistas em Canoinhas atualmente, segundo a Secretaria.
Os dados apontam que os demais segmentos contemplados no ranking com os 10 maiores números referentes aos comércios varejistas estão presentes em menos de 100 lojas em funcionamento no município atualmente.
Em terceiro lugar, ficam as lojas de peças e acessórios novos para veículos automotores, sendo 99 em funcionamento. Curiosamente, o número de comércios que vendem automóveis, camionetas e utilitários usados é de apenas 35 estabelecimentos, figurando como penúltimo na lista apresentada pela Secretaria.
O segmento de bebidas possui também um número expressivo, com 56 comércios. Logo depois, vêm os comércios de cosméticos e perfumaria (52); equipamentos e suprimentos de informática (40); e de animais vivos (39).
Em último lugar na lista, lojas de materiais de construção em geral, com 34 estabelecimentos em funcionamento no município de Canoinhas atualmente.

PERCEPÇÃO
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Seleme, o Executivo de Canoinhas oferece diversos serviços que auxiliam comerciantes e, por consequência, fomentam a economia local. “Canoinhas está menos burocrática. Em média, hoje é possível abrir uma empresa em menos de 24 horas. Em 2022 este tempo era de 39 horas”, comentou.
Tal “facilidade” apontada pelo secretário pode ser aferida no número de empresas recém-abertas no município. “Em maio de 2024 registramos 6380 empresas abertas, quando em janeiro de 2023 este número era de 5805. Cresceu também a formalização de Micro Empreendedores Individuais (MEIs): 2933 em janeiro de 2023 e agora passou para 3397 em maio deste ano”, informou.