Mensalmente são atendidas 100 ocorrências pela equipe
Canoinhas sedia nesta quarta e quinta-feira capacitação regional com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Estão no município equipes da macrorregião norte-nordeste de Santa Catarina: São Bento, Rio Negrinho, Mafra, Canoinhas, Bela Vista do Toldo e Irineópolis.
“A equipe de Canoinhas está há dez anos sem receber capacitação e atualização. É imprescindível que os nossos profissionais estejam atualizados para melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão”, afirma a secretária de Saúde de Canoinhas, Francieli da Costa Colla.
As equipes estão recebendo capacitação para aperfeiçoamento e atualização de atendimento pré-hospitalar. O evento acontece com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Faculdade UGV Canoinhas. A universidade cedeu o espaço para teoria e para as oficinas de prática.
O curso está sendo ministrado pela equipe do Núcleo de Educação em Urgência (NEU-APH) de Florianópolis.
“O Samu faz um atendimento a domicílio, onde através de telemedicina podemos medicar os casos leves e liberar em casa. Os casos graves encaminhamos para UPA ou HSCC conforme necessidade do paciente”, explica a coordenadora da equipe canoinhense, Simone Castro.
O Samu atende em média 100 ocorrências mês no município. A equipe municipal é formada por cinco técnicas de enfermagem e cinco condutores socorristas.





