terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Alunos da escola Luiz Davet desenvolvem trabalhos sociais pelo componente curricular Projeto de Vida

Últimas Notícias

- Ads -

Música, arrecadação de alimentos, mantas, visita ao grupo Conviver e cadastro de doadores foram algumas das ações

Durante o ano letivo de 2024, alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica (EEB) Luiz Davet, de Major Vieira, desenvolveram diversas ações sociais dentro do componente curricular Projeto de Vida. O projeto visa ajudar os estudantes a dar sentido ao que estão aprendendo e auxiliá-los a pensar e decidir os rumos da sua vida profissional e pessoal, além de proporcionar autoconhecimento e orientação para que o estudante direcione seus estudos por áreas de conhecimento, contribuir para o desenvolvimento integral e humano e desenvolver habilidades socioemocionais.

Professores da EEB Luiz Davet, responsáveis pelo componente curricular Projeto de Vida, e de forma interdisciplinar com os demais docentes e equipe pedagógica realizaram diversas atividades, leituras e dinâmicas de autoconhecimento; sobre viver em sociedade (direitos e deveres), bem comum e coletividade, cuidado com o outro e o mundo; futuro e projeto pessoa pós-ensino médio com as turmas do primeiro, segundo e terceiro respectivamente.

O objetivo das ações permitiu que os conceitos e valores trabalhados saíssem do espaço de sala de aula e permitiram um vínculo com a comunidade local, motivando um impacto social positivo, além de parcerias com a outras instituições como a Prefeitura Municipal, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Hospital São Lucas, Hemepar e outros.



Dos trabalhos realizados destacam-se os projetos:

VAMOS FAZER O SEU DIA MELHOR

Durante o projeto, os alunos visitaram o Hospital Municipal São Lucas com apresentação de mensagens, músicas e entrega de alimentos e de mantinhas que foram arrecadados pelos próprios alunos.



PROJETO DE INTEGRAÇÃO JUVENTUDE E TERCEIRA IDADE

Com o próprio dinheiro, os alunos adquiriram uma cadeira de rodas e compraram uma cadeira de rodas que foi doada para uso do grupo da Terceira Idade. Foram realizadas também tardes recreativas com o Grupo Conviver. A partir da orientação dos professores e realização dos próprios alunos foram realizadas gincanas, jogos e brincadeiras, apresentações de números musicais e servido um café colonial preparado pelos estudantes o que oportunizou momentos de descontração e convivência entre os jovens estudantes e os idosos com o objetivo de integração e valorização pessoal de todos os envolvidos.



DOAR SANGUE É DOAR VIDA

Neste projeto, os alunos tiveram de estudar sobre o tema, realizar cadastro de pessoas que já eram doadoras, além de motivar possíveis doadores. Com realização de campanha e mensagens via WhatsApp, os alunos divulgaram o projeto e convidaram professores e pessoas da comunidade para a realização de um dia de doação. Com apoio da coordenadora dos doadores de Major Vieira, Edna Lucachinski, e da professora Sirlene Ruthes, no dia 12 de dezembro, foi agendado para que os 25 doadores voluntários pudessem ir até o Hemepar na cidade de União da Vitória (PR) e realizassem a doação de sangue.