segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Abertura de empresas cresce 12,5% no segundo trimestre de 2024 em SC

Últimas Notícias

- Ads -

Dados são levantados trimestralmente pela Jucesc

Com 63.416 novos negócios ativos no segundo trimestre de 2024, Santa Catarina registrou um crescimento de 12,55% no número de empresas abertas no estado. A comparação é com o segundo trimestre de 2023, quando foram registradas 56.343.

“Esse aumento de 12,55% evidencia o contínuo crescimento de Santa Catarina no cenário empreendedor brasileiro”, afirma a vice-presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Fabiana Everling.

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina levanta trimestralmente os principais indicadores de abertura e fechamento de empresas em Santa Catarina para monitorar como está a evolução do setor.

A Jucesc é um órgão importante para quem deseja abrir ou manter um negócio em Santa Catarina. Ela é responsável por registrar e dar publicidade a diversos atos relacionados às empresas do estado, como: constituição, alterações e extinção de empresas; isso inclui empresários individuais, sociedades limitadas, sociedades anônimas, cooperativas e outras formas de organização empresarial.

  • Matrícula e cancelamentos de registros profissionais: Leiloeiros, tradutores públicos, intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns gerais precisam ter sua matrícula na Jucesc para poderem trabalhar.
  • Certidões: A Jucesc realiza a expedição de certidões com base nos atos jurídicos arquivados, podendo ser uma certidão simplificada, de inteiro teor ou específica.



Simplificando a vida do empreendedor

Desde 2007, com a Lei 11.598, a Jucesc se tornou a porta de entrada única para o registro e legalização de empresas em Santa Catarina. Isso significa que você pode resolver tudo em um só lugar, sem precisar ir a vários órgãos diferentes. A Jucesc integra diversos serviços, como:

  • Registro Mercantil: É o registro da empresa na Jucesc, que dá a ela personalidade jurídica, inscrição no CNPJ e permite que ela funcione legalmente.
  • Legalização: É a autorização para a empresa funcionar em um determinado local ou exercer uma atividade específica, com a expedição dos respectivos alvarás, quando necessários, além de possibilitar o acesso à nota fiscal pelo empreendedor.