Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 30

de

junho

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Estado vai contratar 240 agentes de Combate às Endemias em 27 municípios

Últimas Notícias

Atualmente, o estado possui 1.271 ACEs

- Ads -

Santa Catarina foi contemplada para a contratação de mais 240 Agentes de Combate às Endemias (ACEs), em 27 municípios catarinenses, com financiamento do Ministério da Saúde (MS). A definição foi pactuada durante a 6ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em que o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participou em Brasília, nesta quinta-feira, 27. A nova portaria altera o quantitativo máximo de ACEs contratados por meio da Assistência Financeira Complementar da União. 

Demarchi reforçou a importância da revisão da base de cálculo federal para o financiamento dos agentes e lembrou que este é um pleito antigo de Santa Catarina, por muitas vezes abordado pela ex-secretária e deputada Carmen Zanotto na comissão. Atualmente, o estado possui 1.271 ACEs. A maioria financiados pelos municípios, sem contrapartida da União.

“A dengue está cada vez mais dinâmica. Santa Catarina já se prepara para uma sobrecarga no final do ano. É fundamental mantermos a vigilância, os agentes de endemias estão nos municípios e essa ação deve ser reforçada já. Por isso a necessidade de reconhecer o trabalho que já vem sendo feito. Para que os municípios possam ser contemplados com novos recursos”, disse.  

O secretário ainda destacou que este foi apenas um primeiro passo e que o número de agentes ainda precisa ser ampliado. Também aproveitou para propor que a nova pactuação incentive um planejamento mais adequado e sustentável a partir de 2025.

Ethel Leonor Noia, secretária de Vigilância em Saúde do MS, destacou o papel fundamental da ex-secretária Carmen Zanotto na conquista e mencionou que análises da Vigilância em Saúde constataram a disparidade no quantitativo máximo de agentes contratados.

“Notamos uma diferença grande entre os repasses do município e os da esfera federal e vamos caminhar para essa readequação. O quantitativo atual foi definido com os indicadores de 2016 e está bastante defasado em relação aos indicadores epidemiológicos atuais do Brasil. Para esse ajuste imediato em 2024 utilizamos principalmente o critério da incidência nas semanas epidemiológicas de 1 a 15 de 2024”, disse.

Também foram contemplados municípios de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. As regiões foram priorizadas em função da alta concentração de casos de dengue, mais de 80% do total. Ao todo, o Ministério irá financiar 3.670 agentes no país.

Os agentes de combate às endemias cumprem papel essencial de prevenção aos casos de dengue. Cerca de 75% dos focos de transmissão do mosquito ficam dentro de casa e esses profissionais são qualificados para atuar de porta em porta, identificando locais que sejam ou possam se tornar criadouros. Eles também cumprem essa função em imóveis não residenciais, verificando a existência de larvas ou mosquitos transmissores da dengue.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?