Dia do Padroeira em Canoinhas terá procissão e a abertura oficial da Porta Santa na Igreja Matriz Cristo Rei
No dia 3 de maio, a Paróquia Santa Cruz vai celebrar uma data muito especial: o dia da sua padroeira e a abertura oficial da Porta Santa na Igreja Matriz Cristo Rei. Para marcar essa ocasião, uma programação especial foi preparada. A Igreja Matriz de Canoinhas é uma das três igrejas jubilares da Diocese de Caçador, ao lado da Catedral São Francisco, em Caçador, e do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Fraiburgo.
As atividades começam às 9 horas, na colina do Colégio Santa Cruz, onde os fiéis, representantes de diversos movimentos e das comunidades da Paróquia e vizinhas, farão uma peregrinação até a Igreja Matriz Cristo Rei. O percurso começa na colina e desce pela rua Bernardo Olsen, seguindo pela rua Getúlio Vargas até a rua Frei Menandro Kamps.

Após a peregrinação, ao chegar na Igreja Matriz, o bispo Dom Cleocir Bonetti realizará a abertura da Porta Santa, seguida da celebração da Santa Missa. Neste dia, a Santa Missa será exclusiva da Igreja Matriz, não havendo celebrações em outras comunidades. O convite da Paróquia Santa Cruz destaca a importância do momento: “Em homenagem ao falecido Papa Francisco, que tanto nos incentivou a sermos peregrinos de esperança, venha demonstrar seu amor peregrinando conosco”.
Depois da missa, o salão paroquial oferecerá um almoço, com ingressos à venda antecipadamente até a quarta-feira, 30, na Secretaria Paroquial, ao preço de R$ 30, incluindo refrigerante.
À tarde, das 14h às 19h, os padres estarão disponíveis para atender confissões.
PEREGRINAÇÃO
A “peregrinação até a Porta Santa” é uma prática tradicional em várias denominações cristãs, especialmente durante os Anos Santos, como o Jubileu. Essa porta especial é aberta apenas em períodos específicos e representa a entrada para um caminho de renovação espiritual e perdão. Participar dessa peregrinação é um ato de fé e devoção, proporcionando aos fiéis a chance de refletir sobre suas vidas, buscar perdão e renovar seu compromisso espiritual.
INDULGÊNCIAS PLENÁRIAS
Quem passar pela Porta Santa terá a oportunidade de receber a indulgência plenária. A Igreja concede essas indulgências em determinadas ocasiões, como o Ano Santo Jubilar, a Festa da Divina Misericórdia ou ao realizar atos de piedade, como uma romaria ou visita a uma igreja que concede indulgências.
A indulgência plenária pode ajudar a aliviar a alma das penas temporais no purgatório e aproximá-la mais de Deus. Trata-se de uma graça que pode ser alcançada por meio da fé, arrependimento e prática de boas ações.
Para obter indulgências, qualquer fiel batizado, que não esteja excomungado e esteja em estado de graça, pode lucrar indulgências, seja para si mesmo ou em sufrágio pelas almas do purgatório, mas não para outras pessoas vivas. Para receber a indulgência plenária, é necessário seguir algumas condições gerais:
- A confissão sacramental: pode ser feita alguns dias antes ou depois da obra indulgenciada.
- Repulsa a todo pecado até venial: o fiel deve estar livre de qualquer apego ao pecado.
- Oração nas intenções do Papa: um Pai Nosso e uma Ave Maria, ou outra oração adequada.
- Comunhão eucarística: preferencialmente no mesmo dia.
- Peregrinar até a Porta Santa: Visitar uma das igrejas designadas pelo bispo passando pela Porta Santa. A Igreja Matriz Cristo Rei é uma igreja jubilar.
- Fazer atos de caridade: Praticar obras de caridade em auxílio aos necessitados, por exemplo, visitar doentes, alimentar os famintos, enterrar os mortos, visitar os presos.
PROGRAMAÇÃO

*Com informações da Pascom – Paróquia Santa Cruz de Canoinhas