quarta-feira, 23

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Vaga de vereador cassado em Bela Vista do Toldo deve ir para o PT

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Wilson Despachante está recorrendo da decisão judicial

RECURSO

A vaga do vereador Wilson Despachante (PSD), de Bela Vista do Toldo, vai para o PT caso o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) confirme a decisão da Justiça Eleitoral da comarca de cassação do mandato do vereador. Ele apresentou recurso a instância superiora e se mantém no cargo até que o processo transite em julgado – ele pode ainda recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral se o TRE confirmar a sentença do juiz eleitoral da comarca de Canoinhas.

As contas de quem substitui Wilson no cargo, caso ele perca de fato o mandato, já foram feitas e quem deve entrar é o mais votado pelo PT. O Partido dos Trabalhadores recebeu 409 votos, atingindo 80% da legenda. O candidato mais votado pelo partido fez 88 votos, não atingindo 20% da legenda, portanto, já que faltaram 10 votos. Porém, com a votação do PSD sendo zerada, a maior soma, na sequência, é do PT. Dessa forma, Luciano dos Santos (PT) assume a vaga.

Na terça-feira passada, o prefeito Carlinhos Schiessl (MDB) foi à Câmara para garantir ao despachante que sua vaga não está em risco. “Wilson, você não está cassado. A imprensa maldosa quer dar a entender que você está cassado, mas não está. Vai levar alguns meses para ver se a Justiça acolhe a denúncia do Ministério Público. Fique de cabeça erguida e conte com nosso apoio”, disse confundindo ainda mais o correligionário. Na verdade a denúncia do MP já foi aceita e julgada procedente pelo juiz de primeira instância. Ocorre que, como toda decisão judicial, até a última instância, é passível de recurso, o que o advogado de Wagner acaba de fazer ao levar a questão para o TRE-SC.








CONVITE

Influenciado, ou não, por essa reviravolta, o candidato a prefeito pelo PT no ano passado, derrotado por Carlinhos, Dauvã Mizwa, declinou do convite feito pelo prefeito para assumir a Secretaria de Saúde do Município. “Agradeço pela lembrança, mas optei por honrar com meu compromisso assumido junto a deputada federal Ana Paula Lima”, disse Dauvâ à coluna. Ele é assessor da deputada petista para o Planalto Norte.




POPULAÇÃO DE RUA


Em decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios, a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) instituiu a criação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua que, segunda a publicação, tem por finalidade auxiliar na implementação e monitoramento das políticas públicas voltadas às pessoas nesta condição.





CABOS DA BALSA


Vereadora Tatiane Carvalho (MDB) segue demonstrando preocupação sobre o não funcionamento da balsa do distrito de Paula Pereira. O Executivo já havia rebatido críticas que a vereadora fez em sessão da Câmara, alegando que a balsa só não tinha voltado a funcionar por conta do furto de cabos imprescindíveis para o funcionamento. Agora, a vereadora pediu em requerimento uma cópia do boletim de ocorrência registrado pelo furto, além de cópia do procedimento de licitação ou da dispensa de licitação, utilizado para a aquisição do material substituto. Ela também pediu uma justificativa oficial da prefeitura quanto à ausência de comunicação à população sobre a interrupção do funcionamento da balsa.






SAMU

O vereador André Flenik (PL) está pedindo que seja enviado um ofício para a Regulação do Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Joinville e para a enfermeira Jéssica Almira, que coordena o Samu em Canoinhas. O objetivo é obter informações sobre o tempo médio de resposta das ocorrências atendidas pelo Samu no município. Isso inclui desde o momento em que a ligação é recebida até a chegada da equipe ao local, bem como o tempo que leva desde o recebimento da chamada até o despacho da ambulância.

Além disso, Flenik quer saber se já está em funcionamento algum aplicativo ou número de WhatsApp que permita uma interação direta com o Samu, facilitando assim o acionamento do serviço. Essa solicitação se torna ainda mais urgente após um acidente ocorrido no domingo, 20, que envolveu uma criança. De acordo com relatos dos pais da criança, houve uma ligação para o Samu, mas, após 30 minutos, o atendimento não havia sido realizado.






CELESC

A vereadora Rosi Crestani (UB – foto) fez um pedido para que seja enviado um ofício ao gerente regional da Celesc, Leandro Gonçalves de Oliveira. O objetivo é solicitar a realização de estudos técnicos para melhorar a rede elétrica na localidade de Felipe Schmidt, em Canoinhas.

Os moradores da região têm relatado frequentes quedas de energia, o que tem gerado diversos transtornos tanto para a população quanto para os negócios locais. Por isso, Rosi pede uma avaliação sobre a possibilidade de instalar transformadores ou adotar outras soluções técnicas que possam garantir um fornecimento de energia elétrica mais estável e de qualidade para a área.






SILVANEI

O advogado criminalista Anderson Almeida, de Florianópolis, da defesa do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, fará a argumentação oral no julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 23. 

Almeida aponta que não há evidências de que a PRF direcionou suas operações para prejudicar eleitores de determinadas regiões durante as eleições de 2022 para prejudicar Lula (PT).

Salientou ainda que, ao final do pleito em 2022, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, reconheceu publicamente que a PRF cumpriu seu papel constitucional sem interferir no processo eleitoral.

Vasques desistiu de acompanhar o julgamento de sua denúncia presencialmente. Os advogados argumentam que o deslocamento colocaria em risco o cumprimento das medidas cautelares impostas pelo ministro Moraes.