sexta-feira, 18

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Casamento do União Brasil e do PP reforça base de Juliana em Canoinhas; Republicanos fica de fora

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Federação deve ser concretizada no ano que vem

CASAMENTO

O União Brasil (UB) e o Progressistas (PP) devem consumar o casamento e se fundir em um só partido. A um ano do prazo final de filiação partidária para as eleições de 2026, uma movimentação em curso caminha para criar um gigante na cena política brasileira.

Segundo a revista Veja, as siglas costuram os detalhes finais de um acordo para formar uma federação que reuniria 108 deputados e se tornaria o maior agrupamento da Câmara, superando com folga o PL (92 parlamentares). Além disso, teria a terceira maior bancada do Senado (13), seis governadores e um quarto dos 5 571 prefeitos do país.

Focando na realidade local, se o casamento se consumar nada muda para a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) que já tem as duas siglas como aliadas. Havia, contudo, uma expectativa de que o Republicanos entrasse na aliança, o que complicaria a situação da vereadora Kátia Oliskowski (Republicanos), uma das poucas que representa a oposição na Câmara. O Republicanos já cedeu ao canto da sereia e tem pelo menos um cargo na estrutura de segundo escalão do governo Juliana, mas Kátia se mantém resoluta na oposição.

O Republicanos, que participava da discussão com PP e UB na esfera nacional, desistiu, para manter o controle de seus políticos sobre o partido. “Os deputados, de maneira quase unânime, entenderam ser melhor o Republicanos seguir independente”, diz o presidente, Marcos Pereira.





HINO

Vereadora Daniela Gonçalves (PL) está propondo que escolas públicas de Três Barras instituam a obrigatoriedade de cantar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana.





NADA EFETIVO

Os vereadores de Três Barras discutiram o quão perigosa está a avenida Abrahão Mussi, onde um motociclista morreu ao ser atingido por um Fiat Strada na semana passada, poucos dias depois de uma ciclista ser colhida por um motorista na margem da pista e também morrer.

Eles pediram celeridade em ações que tornem a avenida menos perigosa.




ELEIÇÃO

O Câmpus Canoinhas do IFSC vai eleger novo diretor geral. Apenas uma chapa está na disputa.

O candidato é Douglas André Würz (foto), graduado em Agronomia e com doutorado em Produção Vegetal. Desde 2018, ele leciona no IFSC Câmpus Canoinhas e tem se envolvido ativamente em várias funções de gestão. Já foi coordenador do curso técnico em Agroecologia (Proeja), coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, e atualmente ocupa o cargo de coordenador do curso de Agronomia.

A chapa também conta com a participação de Juliete Alves dos Santos Linkowski, representando o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, e William Sadao Hasegawa, do Departamento de Administração.


MORRO DOS CAVALOS

Enquanto o governador Jorginho Mello (PL) e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) discutem por meio de vídeos nas redes sociais de quem é a culpa pela situação do Morro dos Cavalos, na BR-101, o bom senso veio da Assembleia. Nos últimos dias, deputados estaduais têm se mostrado dispostos a estreitar a relação com o governo federal para discutir temas como o Morro dos Cavalos. Sérgio Guimarães (União), por exemplo, divulgou uma ligação recebida de Renan Filho sobre o assunto. Nos próximos dias, os deputados da bancada do Sul devem ir a Brasília para se reunir com o ministro.





CLTs

Santa Catarina é o oitavo Estado entre os que mais solicitaram empréstimo no Crédito Trabalhador, do Governo Federal. Entre 21 de março e 3 de abril, foram 20.264 contratos negociados e concretizados no Estado, no novo consignado CLT, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.




BR-280

A Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública no dia 25 de abril para debater a retomada das obras de duplicação da BR-280, no trecho entre Araquari e São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina.

O assunto foi tema de pronunciamento do deputado Maurício Peixer (PL) na sessão ordinária desta quinta-feira, 10.




O VICE

Carmen Zanotto

Em entrevista ao jornalista Renato Igor, da NSC, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania) afirmou que a renúncia do vice-prefeito da cidade, Jair Junior (Podemos), “seria a melhor situação”. Jair foi preso em flagrante no dia 22 de março por violência doméstica, após a denúncia de uma ex-companheira. Horas depois de ser detido, ele foi solto pela Justiça diante do cumprimento de medidas cautelares. Desde então, ele está afastado das funções, além de ter sido desligado da Semasa, a companhia de água e saneamento da maior cidade da Serra catarinense.