Ari Henrique Marko e Odirlei Fraitag são os primeiros diáconos permanentes ordenados no município
Neste domingo, 16, a Paróquia Santa Cruz de Canoinhas foi palco de um momento histórico: a ordenação de dois novos diáconos permanentes. Ari Henrique Marko e Odirlei Fraitag foram ordenados em uma Santa Missa, que aconteceu a partir das 16h e contou com a presença do bispo de Caçador, Dom Cleocir Bonetti.
Esta é a primeira vez que acontece uma ordenação diaconal permanente na Paróquia Santa Cruz. As ordenações diaconais que já haviam sido realizadas na Paróquia eram provisórias, ou seja, de seminaristas que posteriormente foram ordenados padres.
“É maravilhoso estar sendo ordenado diácono permanente, visto que é a primeira vez que isso acontece em Canoinhas em quase 113 anos de história. Os padres necessitam muito de ajuda para celebração nas comunidades de Canoinhas, precisamos estar muito próximos do povo, é uma satisfação muito grande, mas também sabemos que a sensação é de um compromisso com o povo de Deus”, declarou o diácono ordenado, Ari Henrique Marko.
“Quem dera nós possamos inspirar mais pessoas, não somente ao diaconato, mas também à vocação religiosa, à sacerdotal e aos movimentos, possamos inspirar os jovens a seguirem o caminho da igreja que é muito lindo”, destacou o também diácono permanente ordenado, Odirlei Fraitag.
Para o bispo de Caçador, Dom Cleocir Bonetti, a atitude dos diáconos em se colocar à serviço da Igreja é inspiradora. Ele destaca que eles são “exemplos bonitos em um mundo que tem vivido cada vez mais em egoísmo”.
“Hoje nós vamos tantos sinais de individualismo, pessoas pensando somente nelas mesmas, mas temos hoje dois homens, pais de família, que disseram sim para Deus, para a Igreja e para o serviço em prol das pessoas doentes, desamparadas e desesperadas”, enfatizou o bispo.