Adilson Lisczkovski tinha 60 anos
Morreu na manhã desta segunda-feira, 6, o ex-prefeito de Major Vieira, Adilson Lisczkovski. Ele lutava há meses contra uma doença debilitante chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que comprometia seus movimentos. Adilson tinha 60 anos.
O ex-prefeito foi eleito vice-prefeito de Major Vieira em 2012 na chapa de Israel Kiem, depois de perder sua primeira candidatura a prefeito da cidade em 2008. Depois, em 2016, foi candidato a prefeito, mas acabou perdendo a eleição daquele ano para Orildo Severgnini. Acabou sendo eleito em 2020 e cumpriu o mandato de janeiro de 2021 a abril de 2023, quando foi preso na Operação Mensageiro.
Um dos delatores da Mensageiro, que apura o esquema de corrupção que fraudava licitações para coleta do lixo em Santa Catarina, afirmou à investigação que o contrato firmado pela Serrana com a prefeitura de Major Vieira teve como único objetivo o desvio de verbas públicas.
A afirmação do delator deriva de uma conversa que disse ter tido com Adilson, quando este teria dito que precisava achar uma forma de “fazer dinheiro”. Naquele momento, o delator teria dito que falaria para um homem apontado como operador interno de propina da Serrana procurar-lhe.
O delator apontou que após o pedido de Adilson teria conversado com este contato da Serrana e indicado o potencial acordo com a prefeitura de Major Vieira.
Dessa maneira, o acordo que levou à abertura da licitação “se deu apenas com o intuito do recebimento de propina, visto que o serviço prestado anteriormente se dava de forma eficiente”, destaca o Ministério Público com base em uma delação premiada. Em agosto do mesmo ano de 2023, Adilson foi solto para responder ao processo em liberdade. Contudo, a sentença ainda não saiu. Com sua morte, extingue-se o processo contra ele.
DESPEDIDA

Adilson deixa a esposa, sete filhos e demais familiares e amigos.
O velório acontece na Capela Mortuária Municipal de Major Vieira a partir da tarde desta segunda-feira, 6. O sepultamento está marcado para às 10 horas desta terça-feira, 7, no Cemitério Municipal de Major Vieira.