Além do profissional, uma enfermeira, o motorista da ambulância e um paciente não resistiram aos ferimentos
O médico Leandro Melo Martins, que morreu no trágico acidente com uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu) na BR-476, em Paulo Frontim, na quarta-feira, 25, trabalhou no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) de Canoinhas. A informação do portal ND+ foi confirmada por colegas do profissional que ainda trabalham no Caps.
Além de Leandro, a enfermeira Brenda Santos; o motorista do Samu, Alisson Ferreira; e o paciente que era transportado para atendimento hospitalar, Altair dos Santos Silva, não resistiram aos ferimentos.
O motorista do caminhão e a passageira que estava com ele sofreram ferimentos leves e foram levados à Unidade de Pronto Atendimento de São Mateus do Sul para atendimento médico. Eles já foram liberados.
Natural de Lagoa da Prata, em Minas Gerais, Leandro atuou por alguns anos no Caps de Canoinhas. Apesar de ter deixado o cargo fixo no Caps, o profissional ainda realizava plantões no Centro Médico e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que passou a ser administrada pelo Instituto Ideas desde o ano passado.
No dia 17 de dezembro, inclusive, Leandro deu plantão na UPA de Canoinhas. Ele também estava escalado para o plantão de fim de ano e atenderia pacientes entre os dias 28 e 31 de dezembro.
Além dos plantões em Canoinhas, Leandro trabalhava em São Mateus do Sul, cidade de onde a ambulância saiu na quarta-feira com destino à União da Vitória.
Nas redes sociais há uma forte mobilização pedindo medidas urgentes para melhorar a acessibilidade pela 476, famosa por buracos e insegurança.
DESPEDIDA
O velório de Leandro aconteceu em conjunto com a despedida de Brenda e Alisson no Centro do Idoso em São Mateus do Sul. A despedida iniciou às 17h30 desta quinta-feira, 26. Às 20h, o corpo do médico seguiu para o município de Lagoa da Prata, em Minas Gerais, onde o corpo está sendo velado e será sepultado nesta sexta-feira, 27, no Cemitério Municipal.
Já a despedida das outras três vítimas ocorreu no Paraná. Brenda foi sepultada no Cemitério Municipal de São Mateus; Alisson no Cemitério Colônia Taquaral; já Altair foi velado na casa de familiares.
O ACIDENTE
A colisão frontal aconteceu por volta de 21h desta quarta-feira, 25, na altura do quilômetro 312 da BR-476, em Paulo Frontin. De acordo com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), a ambulância fazia o transporte do paciente, Altair dos Santo Silva, do município de São Mateus do Sul para União da Vitória, distantes cerca de 85kms.
O motorista da ambulância do Samu teria perdido o controle e rodado na pista, quando acabou atingindo o caminhão, carregado de leite, que trafegava em sentido oposto. Chovia forte no momento.
A enfermeira, o paciente e o médico morreram na hora, enquanto o motorista da ambulância foi encaminhado para atendimento no Hospital Regional de União da Vitória, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a madrugada.
Com informações do ND+