segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Quem merece o título de canoinhense do ano? Vote agora

Últimas Notícias

- Ads -

Cinco nomes concorrem ao título

Chegou a hora! Vamos escolher o canoinhense do ano! Tradicionalmente, já na décima edição, o portal JMais consulta os seus internautas sobre quem merece esse título que busca destacar exemplos positivos, que engrandecem e enaltecem a cidade aqui dentro e lá fora. Para votar, no formulário abaixo de cada opção, basta clicar no indicado desejado e escolher quem você acha que merece o título de 2024. O tempo é curto. Na quarta-feira, 25, dia de Natal, o resultado será divulgado.

Vamos aos cinco indicados deste ano:

ALFEU LEMOS BREHMER

O aposentado canoinhense Alfeu Werner Lemos é o tipo de pessoa que faz a diferença para a coletividade. Ele construiu e cuida de uma praça no bairro Alto da Tijuca, em Canoinhas.

O espaço pertence a ele, mas com uma generosidade admirável, ele começou a limpar, plantar e construir. Quem vê o cenário hoje nem imagina como era o local alguns anos atrás. Alfeu começou tudo do zero e transformou a realidade a sua volta. A própria casa do seu Alfeu tem várias peculiaridades, fruto de uma mente inquieta, que não para de pensar visando construir para o bem comum.

Assista à reportagem no player acima.

CLIQUE AQUI E VOTE




DAVID LUMINOSKI

O atleta David Lumikoski Neto, ex-jogador do ADC Juvenil de Canoinhas, foi convocado para representar a seleção brasileira no Mundial de Futsal que aconteceu em novembro na Espanha. David Lumikoski Neto jogou várias competições pelo time canoinhense.

O atleta passou por várias equipes de base de Santa Catarina e do Paraná, conquistando grandes resultados em sua carreira de atleta. Passou pelo ADC Juvenil de Canoinhas em 2020, pelo Ceppli de São Bento do Sul em 2021, pelo Irati (PR), Acau (PR) e Papanduva em 2022. Em 2023, jogou em Criciúma (SC) e no Aaema Mariopolis (PR) e em 2024 no Apaf Paranaguá (PR) e atualmente joga no Age Futsal (RS). Foi vice-campeão paranaense, série prata e acesso a ouro, quarto lugar no Paranaense sub 18, quinto lugar no estadual joguinhos abertos sub 18 de SC, terceiro lugar regional joguinhos sub 18 de SC, duas vezes campeão campeonato sul-brasileiro e campeão da Copa Champions.

CLIQUE AQUI E VOTE




GASTON BOJARSKI

Morto aos 77 anos em 27 de julho deste ano, o ex-presidente da Fundação Universidade do Contestado – UNC Canoinhas, professor Gaston Mário Cazamajou Bojarski, não teve o merecido destaque na sua cidade natal em vida, daí a escolha do JMais por homenageá-lo, mesmo que postumamente. Além de reitor da UNC nos anos 1990, seu cargo mais importante foi o de presidente do sistema Acafe, que congrega todas as universidades comunitárias do Estado. Trabalhou por mais de 28 anos na Universidade do Contestado e nos últimos anos passou pela Fameplan.

Teve três filhas, dois genros e quatro netos.

Segundo familiares, Gaston passou 10 anos fazendo diálise diariamente, consequência do diabetes que tinha prejudicado seus rins. A situação se agravou recentemente com uma pneumonia, que o levou a fazer uma assepssemia. Durante o procedimento ele sofreu uma parada cardíaca. O laudo apontou como causa da morte diabetes e falência múltipla dos órgãos.

CLIQUE AQUI E VOTE





MATEUS SELEME BREHMER

Com apenas 24 anos, o canoinhense Mateus Seleme Brehmer, filho dos empresários Adilson e Juliane Seleme Brehmer, representou o Brasil nas Olimpíadas de Paris, capital da França, neste ano. Embora goste muito de esportes aquáticos, o papel que o jovem estudante desempenhou foi um tanto diferente. Ele trabalhou no controle da qualidade da água do rio Sena, que recebeu esportes aquáticos do maior evento esportivo do ano.

Em entrevista ao JMais (assista acima), Matheus se mostrou fascinado pela experiência. “Muito orgulhoso de poder fazer parte disso, estar no centro da atenção do mundo neste momento”, disse.

Conheça o trabalho que Mateus desenvolveu em Paris assistindo à reportagem no player acima.

CLIQUE AQUI E VOTE




ROBERTO EDY

Outra homenagem póstuma que busca corrigir um lapso. Roberto Edy morreu em novembro deste ano aos 74 anos. Quase uma unanimidade, ele é apontado como o maior radialista da história de Canoinhas.

Há décadas trabalhando na Rádio Clube de Canoinhas, Roberto Edy Rujanowski, carinhosamente conhecido como Robertinho, trabalhou em rádio por mais de 60 anos. Ele lutava contra problemas de saúde há anos.

Em 2005, Edy concedeu uma entrevista para falar sobre sua trajetória ao jornal Correio do Norte. A transcrição da entrevista na íntegra pode ser acessada aqui.

CLIQUE AQUI E VOTE