terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

1º Festival Internacional de Cinema de Canoinhas Celebra a Arte e a Cultura Local

Últimas Notícias

- Ads -

Mais de mil estudantes foram impactados

Canoinhas recebeu o Primeiro Festival Internacional de Cinema, um evento gratuito que celebrou a arte cinematográfica e promoveu cultura local. O projeto, de Lucas Painetz, foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo.

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o festival ofereceu, de forma totalmente gratuita, oficinas de fotografia em três escolas da rede municipal para 90 alunos incluindo tutores e colaboradores. Com a condução de um oficineiro com ampla experiência na área audiovisual, as atividades visaram despertar o interesse dos alunos pela linguagem visual e proporcionou uma experiência enriquecedora.

Nos dias 12 e 13 de dezembro, aconteceram as apresentações dos filmes, criteriosamente selecionados pelos curadores do festival. As exibições ocorreram na Escola Sagrado Coração de Jesus no dia 12 e na Escola Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho no dia 13, reunindo 1.245 mil alunos, professores e colaboradores. Este momento especial permitiu ao público apreciar obras de diferentes gêneros e estilos, destacando a diversidade cultural que o cinema pode oferecer.

Com o apoio da Prefeitura de Canoinhas e das Secretarias de Educação e Cultura, o festival buscou envolver a comunidade, oferecendo não apenas exibições, mas também atividades que promovem aprendizado e interação.

Aula de fotografia / Divulgação

Lucas Paneitz, coordenador do festival, e Luiz Fabiano Pinheiro, diretor executivo, dizem que estiveram comprometidos em garantir que os espectadores tivessem uma experiência memorável. “Trabalhamos para que o evento não só entretesse, mas também educasse e inspirasse, criando um espaço onde a cultura cinematográfica possa florescer e impactar positivamente a sociedade canoinhense”, disse Lucas.

“Só temos à agradecer ao setor público e as diretoras das escolas por nos receber para realizar este projeto que vai ficar para história da cultura da nossa cidade”, complementou Pinheiro.

Exibições no Sagrado Coração de Jesus / Divulgação