terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Canoinhas enfrenta risco de chuvas fortes neste fim de semana

Últimas Notícias

- Ads -

São previstos 170 milímetros de chuva para o fim de semana

Um alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira, 6, aponta que na madrugada de sábado, 7, o avanço de uma frente fria reforça os temporais com chuva intensa em todo o Estado.

Até o momento, a previsão do tempo do Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, aponta um acumulado de 170 milímetros de chuva para o final de semana, sendo 145,8 milímetros para o sábado, 7, e 24,8 milímetros para o domingo, 8.

A instabilidade aumenta inicialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando para o norte ao longo do dia. Os maiores acumulados estão previstos para o Grande Oeste e parte do Planalto Norte, onde a chuva deve ser bastante intensa na madrugada e se manter constante ao longo do dia, trazendo volumes elevados.

Apesar do rio Canoinhas estar baixando (8,03 metros nesta terça-feira, 9), ainda se encontra em situação de emergência. Com a volta das chuvas, há a possibilidade de nova elevação da enchente e problemas associados a enxurradas.

Em caso de inundações e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a evitar o contato com a água e transitar em lugares alagados e pontes submersas.

Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. A Defesa Civil aconselha também que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Quanto a possíveis deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Em caso de emergência, ligue 193.