Projeto visa substituir chuveiros antigos por aparelhos com maior economia
O projeto de eficiência energética baixa renda “Energia do Bem” beneficia consumidores em condições de vulnerabilidade social, que não possuam débitos com a Celesc e que possuam equipamentos elegíveis.
O projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE) idealizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e promovido pela Celesc em sua área de concessão, tendo como objetivo a substituição de equipamentos ineficientes. A partir desta quarta-feira, 6, a Celesc está substituindo lâmpadas e chuveiros de cerca de 600 famílias no distrito do São Cristóvão, em Três Barras.

A substituição dos equipamentos se dá de forma completamente gratuita para o consumidor e o recolhimento para descarte do equipamento ineficiente é obrigatório.
Os consumidores potencialmente elegíveis para participar do projeto no município são pré-selecionados a partir de informações obtidas junto ao banco de dados da Celesc e as secretarias de assistência social dos munícipios. Esses clientes da Celesc receberão a visita da empresa contratada, que passará todas as informações necessárias, dispensando a iniciativa do consumidor.
Durante a visita, a empresa executora deve entrar na casa do consumidor, verificar os equipamentos, verificar a conta de energia elétrica da unidade consumidora e os documentos da pessoa responsável presente, explicar o projeto e o funcionamento dos equipamentos, efetuar registros fotográficos e coletar a assinatura do responsável – que pode optar por ser beneficiado pelo projeto ou não. As lâmpadas e os chuveiros eficientes são instalados pela mesma empresa responsável por fazer a visita de diagnóstico, mediante o aceite do responsável. Eventuais substituições de equipamentos de refrigeração serão feitas em data posterior.