segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Videomaker canoinhense é premiado no Festival Internacional de Cinema de São Mateus do Sul

Últimas Notícias

- Ads -

Evento recebeu filmes produzidos por cineastas de várias partes do mundo

O videomaker canoinhense Lucas Paneitz foi premiado na categoria Melhor Montagem na primeira edição do Festival Internacional de Cinema de São Mateus do Sul, realizada nos dias 10 e 11 de outubro. O evento contou com exibição de filmes produzidos em vários países.

Fomentado pela lei Paulo Gustavo, o festival teve, paralelamente, o incentivo à produção audiovisual na região, com oficinas de produção de vídeo a alunos da rede pública de ensino de São Mateus do Sul.

Lucas Paneitz foi convidado pela própria organização do festival para editar quatro dos filmes produzidos pelos jovens alunos durante as oficinas. “Um dos filmes foi muito emocionante, realmente mostrando a vivência de dois irmãos, cheguei a mostrar para a minha esposa e ela também se emocionou, outros foram mais focados à comédia, mas todos muito bons”, comentou.

Para Paneitz, o fato de editar filmes produzidos por jovens que nunca haviam operado uma câmera traz um caráter diferente a seu trabalho, com a consciência de que ele contribui para despertar um interesse em produção audiovisual por parte destes estudantes. “Nós fizemos isso acontecer e isso é muito gratificante”, afirmou.



PREMIAÇÃO

A curadoria do evento recebeu mais de 1 mil filmes de todas as partes do mundo para avaliar quais seriam os premiados. Durante os dois dias de festival, somente os filmes premiados foram exibidos. O videomaker canoinhense ganhou justamente o prêmio de Melhor Montagem (edição de vídeo). “Para mim foi uma honra contribuir com o evento em si, além de ser premiado em um festival de cinema com filmes produzidos por pessoas de várias partes do mundo”, finalizou.