segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

3º BPM é presenteado com antigo brasão que por muitas décadas decorou a fachada do quartel

Últimas Notícias

- Ads -

Brasão foi retirado após desabamento do telhado no início dos anos 2000 e guardado por um sargento da PM, hoje da reserva remunerada

Na tarde de quinta-feira, 26 de setembro, o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Canoinhas foi presenteado com o antigo brasão que por muitas décadas decorou a fachada do quartel.

O presente foi doação do 3º sargento da reserva remunerada, o policial militar Sérgio Gogola, e a história do brasão reflete o culto aos símbolos nacionais mantido pelo militar, em conformidade com o que prevê o Estatuto dos Policiais Militares de Santa Catarina.

O brasão, desde a inauguração do quartel, em 5 de maio de 1952, estava afixado na fachada do edifício. No entanto, no início dos anos 2000, devido ao desabamento do telhado, foram necessárias obras restaurativas no prédio.

Em virtude disso, o brasão foi retirado de seu lugar de origem e o seu destino teria sido o descarte como entulho, não fosse a sensibilidade do militar ao guardá-lo durante todos esses anos.

Após ouvir o programa de rádio no início da tarde do dia 26, em que foram apresentadas ações do 3º BPM no sentido de resgatar a história do batalhão, o sargento Gogola teve a ideia de levar o brasão até a sede do quartel, realizando a sua entrega.

O gesto do policial materializa o civismo e o culto das tradições históricas. O brasão, após passar por restauração, passará a fazer parte do acervo histórico existente no memorial do 3º BPM.