Maquinário da pasta ocupa Parque de Exposições Ouro Verde há mais de 2 anos
Desde que a Secretaria de Obras de Canoinhas foi transferida de um terreno no centro do município para o Parque de Exposições Ouro Verde, no início de 2022, o local vem sofrendo com o constante fluxo de maquinários da pasta, além de ter se transformado em um depósito de “inservíveis” do Executivo, desde pneus, a carteiras escolares, notebooks e até mesmo ambulâncias.
A realocação no Parque de Exposições se deu pelo fato de o espaço que antes comportava a Secretaria de Obras ter de ser desocupado para a construção do Centro de Educação Infantil (CEI) Ederson Mota, que só foi finalizada em 2024, com abertura de vagas em agosto deste ano.
Em janeiro de 2023, a estrutura de uma antiga cancha de bocha no Parque de Exposições foi danificada por conta de um incêndio. O espaço, segundo a Prefeitura, era usado como ecoponto para recebimento de pneus inservíveis e com o incêndio teve toda a estrutura danificada. A Defesa Civil de Canoinhas interditou o local.

Em maio de 2023, o JMais publicou reportagem mostrando que os escombros da estrutura permaneciam no mesmo lugar, além de restos de pneus e muita água parada em uma época com vários casos de dengue registrados no município.
Em fevereiro de 2024, o JMais mostrou em reportagem que o parque virou um verdadeiro lixão, com vários materiais “inservíveis”. No mês seguinte, vereadores questionaram relatório atualizado da sindicância investigativa aberta para apurar a situação deplorável do Parque de Exposições Ouro Verde depois que a Secretaria de Obras foi transferida para o local, com maquinário sucateado e os veículos abandonados.
Metas relacionadas à Secretaria de Obras e/ou ao Parque de Exposições constam em quatro dos cinco planos de governo de candidatos a prefeito de Canoinhas.
ANDREY WATZKO (PT)
No plano de governo de Watzko, há a proposta de “revitalização do Parque de Exposições para retorno das famílias nos finais de semana” como uma meta de Cultura e Turismo, além de “reestruturação da Secretaria de Obras, com equipe técnica especializada” e “realocação da Secretaria de Obras para local estratégico, com condições dignas de trabalho dos servidores” como uma meta de Obras.
A reportagem do JMais entrou em contato com o candidato, questionando de que forma se dariam a realocação da Secretaria de Obras e a revitalização do Parque propostas por ele. Até o fechamento desta matéria, ele não havia respondido.
CLEVERTON DURAU (Podemos)
O candidato não apresentou proposta referente aos temas.
JULIANA MACIEL (PL)
No plano de governo da candidata há as propostas de “revitalizar o Parque de exposições” e “trabalhar na gestão público/privada do Parque”, como metas de Desenvolvimento Econômico.
Como metas relacionadas a Obras, há a proposta de “realocar a Secretaria de Obras” em local adequado. Esta última já constava no plano de governo de Juliana em outubro de 2022, quando houve a eleição extemporânea.
A candidata também foi procurada pela reportagem do JMais e perguntada de que forma se dariam a realocação da Secretaria de Obras e a revitalização do Parque propostas por ela. Em nota, a assessoria de campanha da candidata respondeu que “o projeto da obra da construção da nova Secretaria de Obras já está sendo elaborado pelo Planejamento e foi reservado recurso do financiamento para a execução. Será em terreno na rua Henrique Sorg”.
A nota finaliza com a alegação de que “após a realocação da Secretaria de Obras será feita a revitalização do Parque de Exposição através de recurso público/privado”.
PAULINHO BASÍLIO (MDB)
No plano de governo do candidato, consta como proposta de Desenvolvimento Econômico, “reestruturar o Parque de Exposições José João Klempous e propor estudo de viabilidade de parceria público privada em sua administração”.
Também há, como propostas de Infraestrutura e Obras, a “reestruturação da Secretaria de Obras” e a criação de “equipe técnica de engenheiros na Secretaria de obras, para fins de gestão, planejamento e fiscalização dos serviços executados”.
Procurado pela reportagem do JMais e questionado de que forma seriam colocadas em prática as propostas, o candidato respondeu que “a ideia é resgatar o Parque, para novamente criar um ambiente útil para a cultura; desenvolvimento econômico, eventos e outras demandas que o Parque supriu sempre durante os governos do MDB. Vamos promover a integração entre as entidades, criar um ambiente esportivo e de lazer, além, é claro, de retornar com a Fesmate”.
A resposta do candidato finaliza dizendo que “para isso será necessária a realocação da Secretaria de Obras, para que também tenham um ambiente propício para os funcionários, locais adequados para os maquinários e para a manutenção dos mesmos”.
SAMUEL LUBKE (PRTB)
Ainda que no plano de governo do candidato não conste nenhuma meta relacionada à Secretaria de Obras, há a proposta para Infraestrutura, de “revitalização do Parque de Exposições Municipal”.
Ele também foi questionado pela reportagem do JMais sobre como se daria a revitalização proposta. “Eu tenho contato de pessoas que têm interesse em alugar o espaço, eles vão reestruturar o Parque, promover eventos todos os finais de semana e daí vão entregar ele em excelentes condições”, afirmou.
Segundo ele, a atual condição do Parque de Exposições “foi um descaso cometido pelas administrações”. Ele considera também que o espaço foi “uma obra magnífica que gerou muitos empregos e muitos eventos que fizeram com que Canoinhas se tornasse conhecida e hoje está abandonada”.