domingo, 20

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Hospital Santa Cruz de Canoinhas realiza mais uma captação de órgãos

Últimas Notícias

- Ads -

Comissão de Transplantes do HSCC realizou explante de rins e córneas

Nesta segunda-feira, 26, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) realizou a retirada de rins e córneas, coordenados pela SC Transplantes.

As informações do doador e dos receptores dos órgãos são sigilosas.

O processo para ser realizada a captação dos órgãos em doador, passa por diversas etapas e no Hospital Santa Cruz mobiliza várias equipes. O primeiro passo da equipe é acolher a família do paciente para o diagnóstico, que tem várias etapas. São necessárias várias confirmações e a família é informada de todo o processo, para serem esclarecidas todas as dúvidas.




REFERÊNCIA

O Hospital Santa Cruz teve papel de destaque por muitos anos no que diz respeito a captação de córneas em Santa Catarina. Em 2014, o Hospital ficou em 3º lugar em captação de córneas no estado. Nos anos seguintes, o HSCC seguiu na sexta posição, porém, bem pontuado no Estado, em relação ao tamanho do Hospital que é de 87 leitos.

Em abril deste ano, o Hospital realizou a retirada de pulmão, fígado, rins e córneas. Esta foi a 3ª vez do procedimento de captação de mais órgãos nas dependências do HSCC e a 1ª vez da realização de um explante de pulmão, que é bem raro.