Estado também apresentou a menor taxa de informalidade do País
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 15, os dados catarinenses da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), referentes ao segundo trimestre de 2024. Santa Catarina manteve sua posição de destaque no cenário nacional, registrando uma redução na taxa de desocupação, que caiu de 3,8% para 3,2%. Esse é o menor índice de desocupação do Brasil, significativamente abaixo da média nacional, que ficou em 6,9%. Além disso, o estado também apresentou a menor taxa de informalidade do País, com 27,1% dos ocupados sem vínculo formal de trabalho.
“O povo de Santa Catarina gosta de trabalhar, de transformar seus sonhos em realidade com o suor do seu trabalho. Mais uma vez as estatísticas provam o que todo mundo já sabe, nosso estado é o melhor do País”, destacou o governador Jorginho Mello.
Em comparação com o mesmo período de 2023, o segundo trimestre de 2024 viu a entrada de 153 mil novos trabalhadores no mercado de trabalho, representando um crescimento de quase 4%. No mesmo intervalo, o número de pessoas desocupadas no estado caiu 5,5%. Esse aumento nas ocupações também teve impacto nos salários: o rendimento médio do trabalhador catarinense atingiu R$ 3.569, um crescimento real de 6% em relação ao ano anterior.
Dentre as novas vagas criadas entre os trimestres de 2023 e 2024, 51 mil foram no setor de serviços com destaque para “Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas”, 37 mil na “Indústria”, e 34 mil na “Construção”. Em termos relativos, o setor de “Alojamento e Alimentação” registrou um expressivo crescimento de quase 15% no total de trabalhadores.
Os números da PNADC reforçam outros indicadores positivos da economia catarinense. Segundo o Índice de Crescimento da Atividade Econômica do Banco Central, até maio de 2024, Santa Catarina apresentou um crescimento de 4,1%, o dobro do crescimento brasileiro.
O secretário de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, contextualiza os resultados da PNADC no panorama econômico estadual: “Podemos afirmar que Santa Catarina vive um ciclo virtuoso entre economia e mercado de trabalho em 2024, com o crescimento do emprego e dos rendimentos impulsionando o consumo das famílias, o que, por sua vez, estimula ainda mais a economia”.