sexta-feira, 18

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Podemos, PSDB e DC fecham coligação em Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Cleverton Durau e Chicão Caminhoneiro são pré-candidatos

ALIANÇA

O Podemos, PSDB e Democracia Cristã (DC) fecharam questão em torno de uma coligação visando as eleições municipais de outubro em Canoinhas. A coligação tem dois nomes como pré-candidatos a prefeito: Cleverton Durau (Podemos) e Chicão Caminhoneiro (DC). Ambos já concederam entrevistas à coluna (assista aqui e aqui).

O PSDB indicou o nome do advogado Marlon Perucci como possível integrante da cabeça de chapa. A coligação, contudo, segue aberta a conversas com outras siglas e coligações.

Esta é a segunda coligação firmada nestas eleições em Canoinhas. PL, União Brasil, PRD, PP e Agir já acertaram que vão apoiar a candidatura a reeleição de Juliana Maciel Hoppe (PL). Isso já está certo, contudo o nome do vice ainda é uma incógnita. O PL quer forçar uma chapa pura, com Gil Baiano ou Luiz Mario Dranka como candidato a vice. O Progressistas, contudo, tenta o nome de Ivan Krauss, ao passo que o UB já colocou a disposição da prefeita os nomes de Zenilda Lemos e James Brey. Nesta terça, a prefeita Juliana deve receber uma pesquisa que pode apontar o vice ideal.

A outra coligação aparentemente fechada é que a tem o MDB como cabeça. O PSD e o Republicanos são parceiros dos pés-vermelhos.




DILEMA

O MDB entra na derradeira semana em que tem de escolher um candidato, mas vive o drama de Beto Faria, ainda sem uma resposta concreta sobre sua aposentadoria. A tendência é mesmo de Faria não entrar na disputa. Nesta segunda, 29, ventilou com força o nome da vereadora Tatiane Carvalho (MDB), mas o partido ainda tem os nomes de Paulinho Basílio e Wilson Pereira. O problema é que nem um dos três passa de um dígito nas pesquisas de intenção de voto. O único a atingir dois dígitos é Faria.






CONVENÇÃO

O Republicanos de Canoinhas fará convenção no domingo, 4, às 15 horas, um dia depois de o MDB bater o martelo em convenção.






PT

O PT de Monte Castelo realizou sua convenção no sábado 27. Foram definidas as candidaturas do empresário Ari da Farmácia para prefeito e Donei Ribeiro para vice. O partido também apresentou no evento seus dez candidatos a vereador. Ao que tudo indica, vai de chapa pura.

Nesta quinta-feira, dia 1º, às 19 horas, no Clube Veteranos, em Monte Castelo, ocorrerá a convenção do PL, PSDB e PP, que deverá oficializar a candidatura de Clevia Massaneiro Pelchebiski (PL) a prefeita, tendo como vice o vereador Gilvani Carneiro. Clevia e Gilvani estão tendo total apoio do atual prefeito Jean Carlo Medeiros de Souza (PL).



EXPECTATIVA

Até a noite desta segunda-feira, 29, apenas 11 candidaturas a prefeito em Santa Catarina estavam registradas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vereador, eram 389.






BILINGUE

Foi oficializada nesta segunda-feira, 29, a sanção do governador Jorginho Mello (PL) ao projeto aprovado na Alesc que institui a educação bilingue nas escolas estaduais a partir da introdução da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas. O texto prevê que haja professores capacitados para o ensino da linguagem.






CASAN

O Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) considerou irregulares a aceitação, a manutenção e a aquisição de cotas de fundos de investimentos pela Casan, no período de 2013 a 2020. A negociação foi resultado de um acordo extrajudicial da companhia com a Fundação Casan (Fucas), para quitação de débitos. Com a decisão, os responsáveis à época terão que devolver os R$ 14.186.976,90 envolvidos na transação aos cofres da estatal. Atualizado, o valor ultrapassa os R$ 20 milhões.





NA MIRA

Jorge Seif Jr foi eleito senador por SC

O processo que pede a cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL) por suposto abuso de poder econômico deve retornar à pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A previsão é que o julgamento seja retomado na segunda semana de agosto.