segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Programa Penso, Logo Destino do IMA realiza formação para professores do Planalto Norte

Últimas Notícias

- Ads -

Evento aconteceu no auditório do IFSC Canoinhas

Na sexta-feira, 19, foi realizada a formação de profissionais da Educação do município de Canoinhas e região com o tema Logística Reversa através do programa Penso Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com o coordenador estadual do programa, Cícero Brasil. A formação contou com a parceria da equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) de Canoinhas, a coordenadora regional do Meio Ambiente Zenici Dreher Herbst e os coordenadores regionais do PLD, Nikolas da Rocha Martins e Bruno Ericksson, e Educação Ambiental nas Escolas pela Reciclus Educa, através do professor Samuel Cunha. O evento ainda contou com a participação especial da equipe da Gerência de Saúde de Mafra (Gersa), representados pela bióloga Bibiane Armiliato de Godoy que trouxe dados sobre a prevenção e combate à dengue através do recolhimento de pneus na região.

O secretário municipal do Meio Ambiente de Canoinhas, Agostinho Machado, destacou o processo de licenciamento do barracão do Ecoponto instalado no município e que já é referência para a região, principalmente nos dias de recolhimento itinerante. Segundo Agostinho, o PLD oferece a força e a credibilidade necessárias para que os municípios possam lidar de forma eficiente com a gestão dos resíduos sólidos. Através do apoio do programa, Canoinhas tem conseguido aprimorar seus processos de coleta, triagem e destinação adequada dos materiais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida da população. O Ecoponto instalado no município é um exemplo concreto dos benefícios dessa parceria, servindo como referência para toda a região, especialmente durante as ações de recolhimento itinerante.

O público contou com representantes das escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação do município de Canoinhas e das escolas estaduais de abrangência da 26ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas, entidade parceira do IMA, cedeu o auditório para melhor acolher a todos.

Os temas se correlacionam e foram explanados com o objetivo de formar multiplicadores. A equipe da Secretaria Municipal de Educação enalteceu as parcerias para o fortalecimento das ações através da educação ambiental nas escolas.

O coordenador do Programa Penso, Logo Destino, Cícero Brasil, explicou sobre a missão do programa no estado que visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais e sobre o processo de implantação e fortalecimento das parcerias nas regiões.




INTEGRAÇÃO ENTRE SAÚDE, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Através de dados que mostram o aumento das arboviroses na região e de materiais didáticos que podem ser utilizados para trabalhar o tema nas escolas, a Gerência Regional de Saúde de Mafra reforçou a importância da integração entre saúde, educação e meio ambiente na prevenção das doenças. Segundo a bióloga da Gersa, Bibiane Armiliato de Godoy, “o aumento na proliferação de vetores de doenças, como o Aedes aegypti, está bastante conectado com o descarte inadequado dos resíduos”.

Os municípios do Planalto Norte têm recebido destaque estadual nos últimos anos pela participação expressiva na campanha de recolhimento de pneus inservíveis, promovida pelo IMA em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Agora, com a ampliação dos recolhimentos pelo PLD e integração com a educação, a região passa a trabalhar conjuntamente para a construção de uma mudança de hábitos que vai gerar a melhora do meio ambiente e o combate de doenças como a dengue.




AGIR LOCALMENTE E PENSAR GLOBALMENTE

Já o professor Samuel Cunha apresentou dados alarmantes do painel de mudanças climáticas, falou sobre os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul de forma dramática e perspectivas de novos eventos, assim como mencionou o desastre com relação ao coronavírus. Destacou sobre a importância e necessidade de que é preciso avançar na questão dos hábitos e mudanças comportamentais e para isso, destacou que “mudar adultos é mais difícil que mudar crianças”, portanto, ser professor é proporcionar esta mudança de comportamento no dia a dia. Samuel também ressaltou sobre a importância de “agir localmente e pensar globalmente”. Ainda colocou todo o material fornecido pela Reciclus à disposição dos profissionais de educação.

O processo de formação de multiplicadores faz parte das ações previstas no programa Penso, Logo Destino do IMA, e a formação de professores está prevista no calendário da educação. Portanto, este momento com destaque às questões ambientais e os seus impactos na saúde, na educação e na sociedade propicia a sensibilização, a conscientização e mudança comportamental das pessoas.