domingo, 20

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Dois processos da Et Pater Filium devem ter sentença nas próximas semanas

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Se sentenças saírem antes da eleição, devem ter impactos em apoiados pelos réus

NO PRELO

O dr Eduardo Veiga Vidal, titular da Vara Criminal da comarca de Canoinhas, tem dois processos da Operação Et Pater Filium conclusos para julgamento. O rito normal dos processos foi seguido, dado o amplo direito a defesa e, agora, só dependem da análise e sentença do juiz, que costuma ser ágil. Nos casos envolvendo o ex-prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, Vidal escreveu sentenças de mais de 200 páginas pouco tempo depois da fase de instrução e contrarrazões.

O primeiro processo envolve o intercâmbio de ilicitudes descoberto pelo Ministério Público que existia entre Major Vieira e Bela Vista do Toldo. Ciente de que estava blindado com o que fazia em Major Vieira, Orildo e seu filho, Marcus Vinicius, com empenho do então prefeito de Bela Vista do Todo, Adelmo Alberti, levou o esquema de pagamento de propina para facilitar negócios de “empresários” para a cidade vizinha.

O outro processo trata da fase Maus Caminhos da Et Pater Filium. Neste braço da operação principal, o MP investigou e comprovou o pagamento de propina por parte de um empresário do ramo de obras de pavimentação para Passos e o então vice-prefeito Renato Pike.

Se saírem durante o período eleitoral, as ações tendem a ter impacto nos nomes que serão apoiados pelos réus. Mesmo sabendo do risco, eles têm atuado nos bastidores visando ter alguma influência no resultado da eleição.




JUIZ

A propósito, o dr Eduardo Veiga Vidal será o juiz eleitoral da comarca de Canoinhas responsável por conduzir o pleito na comarca.





MONTE CASTELO

Em Monte Castelo o cenário politico para as próximas eleições está praticamente definido, aguardando só as convenções. O Podemos e MDB, devem estar juntos em torno dos pré-candidatos Sirineu Ratochinski e Leandro Cunha. Já o PL, PSDB e PP, deverão bater o martelo nas pré-candidaturas de Clevia Massaneiro Pelchebiski. Agora só resta a definição do PT, segundo apurou o colega João Vianna do site Primeira Página.





MAJOR VIEIRA

O União Brasil de Major Vieira, já realizou sua convenção no final de semana passado com a presença de filiados e simpatizantes. Tudo indica que o partido deva apoiar a chapa encabeçada pelo PSD de Aline Ruthes.





PAPANDUVA

Encontro de líderes / João Vianna / Primeira Página

Na tarde desta quarta-feira, 24, os presidentes do PP e PSD de Papanduva, vereador Alexandre Grabovski e Edgar Mirek, e os pré-candidatos Altamir Glonek (PP), Sandra Silva (PSD), Jeferson Chupel (PSD), e Valdecir Vaneski “Branco” (PP), se reuniram na residência do presidente dos Progressistas para definir que os partidos estarão, sim, juntos em coligação para as próximas eleições.





DADOS

O PSB terá 18 candidatos a prefeito em Santa Catarina nas eleições deste ano. O levantamento é do presidente estadual da sigla, Israel Rocha. O partido também deve ter candidatos a vice e, aproximadamente, 400 nomes para as disputas nas Câmaras. No último final de semana, Rocha fez roteiro por diferentes regiões para a confirmação das candidaturas. A informação é do colunista da NSC, Anderson Silva.



49

é o número de postulantes de outros partidos que receberão apoio petista nestas eleições. 24 desses candidatos são de siglas fora da esquerda, como o União Brasil, Republicanos e Progressistas







AÇÕES

O Ministério Público de Santa Catarina apresentou três ações contra leis estaduais. Em duas situações, são questionados artigos do Código Estadual do Meio Ambiente inseridos por leis mais recentes. A outra é referente ao ISS. Neste momento, governo do Estado e Assembleia Legislativa estão sendo chamados para se manifestar sobre as ações apresentadas na semana passada. Como se tratam de ações diretas de inconstitucionalidade contra leis estaduais, os processos estão em andamento no Tribunal de Justiça.





BÔNUS

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou ao Conselho Nacional do Ministério Público proposta de adicional para membros do MP lotados em comarcas e ofícios de ‘difícil provimento’; lista inclui municípios com menos de 30 mil habitantes, cidades de difícil acesso e em regiões de fronteira, áreas com risco à segurança e unidades de ‘alta complexidade’