Vereador Dinei Berdnaski será candidato a vice de Carlinhos Schiessl
CHAPA
O MDB vai se unir ao PSD na disputa pela prefeitura de Bela Vista do Toldo. O ex-vice-prefeito Carlinhos Schiessl, agora no MDB, será candidato a prefeito tendo o vereador Dinei Berdnaski (PSD) como candidato a vice. A oficialização da chapa, contudo, ocorrerá apenas nas convenções, que podem ser realizadas a partir do próximo dia 20.
“Após pesquisa realizada pelo PSD, o presidente do partido concluiu que o vereador Dinei Berdnaski lidera as intenções de votos”, disse Berdnaski à coluna.
Na semana passada, o deputado federal Darci de Matos (PSD) e o presidente estadual do PSD, Eron Giordani, estiveram em Bela Vista do Toldo e declararam apoio à chapa. “Ficou acertado que o PSD deixará de concorrer a vaga de prefeito e dará o vice para compor a chapa do MDB”, segue Berdnaski.
Conforme o JMais noticiou neste domingo, 7, Bela Vista do Toldo tem seis pré-candidatos a prefeito. Além de Carlinhos, o Podemos está discutindo entre os nomes de Hilário Damaso da Silveira e Rosiani Karvat Tisczka.
O Republicanos lançou a pré-candidatura do ex-vereador Sandro Mielke na quinta-feira, 4.
O PT, em processo interno, escolheu como pré-candidato o ex-vereador Dauvã Mizwa.
Já o Progressistas lançou a pré-candidatura de Eraldo Schiessl, ex-vereador e ex-vice-prefeito, que inclusive já disputou a prefeitura em 2016.
O PL também estuda um nome que pode não ser o do prefeito Valdecir Krauss.
A vereadora Maíra Mizwa (PRB), que se apresentou como pré-candidata, tende a desistir da disputa.
O VICE
Falando em vice, essa disputa vem sendo bastante acirrada em Canoinhas. Juliana Maciel Hoppe (PL) gostaria que Zenilda Lemos (UB) ocupasse o espaço, mas ela tem titubeado, sinalizando preferir disputar a reeleição na Câmara. Há várias opções no PL e no UB de olho na vaga.
Já a vice de Beto Faria (MDB) vem sendo disputada na unha. Célio Galeski (Republicanos) sentiu o fogo amigo e se apressou em anunciar que é pré-candidato a prefeito e não vice. Isso veio depois de Wilson Pereira anunciar que a chapa pura (ele e Beto) vem sendo considerada seriamente.
CONSERVADORES

A prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) e seu esposo, Alex Hoppe, participaram da Convenção Conservadora no fim de semana em Balneário Camboriú. Empolgada, “a prefeita que jogava livros” no lixo fotografou ao lado de vários bolsonaristas que elogiaram a iniciativa.
SAÚDE
A vereadora Tatiane Carvalho (MDB) está questionando a Secretaria Municipal de Saúde, cobrando esclarecimentos sobre o motivo pelos quais consultas com o neurologista têm sido frequentemente remarcadas.
Ela também cobrou que a Ideas cumpra o contrato com o Município e forneça atendimento pediátrico na Unidade de Pronto Atendimento, o que não estaria acontecendo.
Segundo Zenilda Lemos (UB), os médicos estão com problemas na documentação, mas ainda nesta semana a UPA deve restabelecer os atendimentos. Tatiane lembrou que o Ideas tem de cumprir o contrato, porque afinal de contas, está recebendo por um serviço que não está prestando.
RETROATIVO
Os ex-governadores de Santa Catarina que têm direito a pensão vitalícia receberam uma bolada de pouco mais de R$ 98 mil no último mês. São R$ 58 mil em pagamentos retroativos.
MONITOR

O presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, deputado Antídio Luneli (MDB), lançou nesta segunda-feira, 8, plataforma para acompanhar as obras de infraestrutura do governo de Santa Catarina. A Monitora SC terá o site aberto ao público na próxima semana, após a apresentação ao governador Jorginho Mello (PL), que não conseguiu ver o projeto porque está em viagem a Portugal.
PRESIDÊNCIA
Um projeto de Resolução que está pronto para ser protocolado pelo deputado Ivan Naatz (PL) vai propor alterar o regimento da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para autorizar a reeleição do presidente – o que pode mudar as perspectivas para a eleição da Mesa Diretora.