Quem trabalha no interior têm problemas de locomoção
AGENTES
Os vereadores Maurício Zimmermann (PL), André Flenik (PL) e Silmara Gontarek (UB) estão cobrando, via requerimento, da Secretaria de Saúde, o devido repasse integral dos recursos da União destinados ao pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de Saúde e agentes de combate a endemias. Eles receberam denúncias de que o repasse não está sendo feito de maneira adequada.
O requerimento pede esclarecimentos sobre qualquer discrepância ou problemas
encontrados no processo de repasse e pagamento desses recursos. Pedem, ainda, informações sobre a existência de outros benefícios, como auxílio transporte, para os agentes que trabalham em localidades de difícil acesso no interior. “Ressalte-se que este requerimento visa garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos federais, assegurando que os direitos dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias sejam plenamente respeitados”, destaca o documento.
“Esse requerimento nasceu de demanda apontada por agentes recém-contratados para trabalhar na região interiorana. Pode ser uma questão de falta de conversa, mas a legislação é muito clara sobre o repasse desses valores. A União banca 95% do valor devido aos agentes comunitários de Saúde e combate às endemias. Quem trabalha no centro e bairros, consegue prestar a assistência, mas esses profissionais que estão trabalhando no interior estão encontrando dificuldades por causa do salário e de que forma prestar melhor atendimento, já que uma casa não é do lado da outra, às vezes, a distância é de um, dois quilômetros. Então, esse agente não consegue fazer isso a pé. Por isso, eles pedem que, se existe algum recurso federal repassado para esta finalidade, que seja devidamente transferido para eles. Ou, também, pode ser fornecido transporte a eles”, sugeriu Zimmermann.
ESTRUTURA
O vereador Wilian Godoy (PSD) pediu que seja encaminhado ofício à prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL), solicitando que informe quanto custou para o município a estrutura para lançamento de obras e serviços pré-eleitorais. Ele quer notas fiscais de estrutura, som, telão e demais custos.
TIC TAC
Prefeitos têm até este fim de semana para participar de eventos públicos em nome do cargo. A partir de domingo, 7, até mesmo as assessorias de imprensa estão impedidas de divulgar qualquer material que contenha declaração ou imagens que podem ser interpretadas como eleitoreiras.
RADIALISTAS
O fim de semana foi de despedida por parte de radialistas de Canoinhas que disputarão algum cargo eletivo na eleição deste ano. Dia 30 de junho foi o prazo final para eles saírem do ar.
Da Rádio 98FM deixaram o microfone Chico Mineiro (PL) e Tati Silva (Podemos). Já na Rádio Clube saíram do ar Jô Cembalista (PSD) e Edmilson Verka (PL).
Na 106 FM, Jota Junior, que vai concorrer a vereador em Três Barras, saiu do ar.
É O FRIO!
Os vereadores de Três Barras fizeram uma sessão de pouco menos de quatro minutos nesta segunda-feira, dia 1º. Abriram o semestre lendo versículo da Bíblia e votando três pareceres à jato. Não fosse uma breve fala de Carla Shimoguiri (UB) sobre uma verba de R$ 25 mil a ser destinada para a Apoca, a sessão teria sido mais rápida.
ESPERAR SENTADO
O vereador André Flenik (PL) está questionando Adilene Adratt, engenheira responsável pelo DNIT – Mafra, solicitando informar quem deve manter as calçadas do perímetro urbano da BR 280 em Canoinhas, observando o péssimo estado das calçadas.
Adilene tem longo histórico de ignorar pedidos de informação.
O PREÇO DA IGNORÂNCIA

Uma família de São Bento do Sul poderá pagar uma multa diária de até R$ 10 mil caso não vacine suas duas filhas contra a covid-19. Isso porque uma decisão judicial obriga que os pais, que decidiram não vacinar as duas crianças contra o coronavírus, a aplicarem o imunizante e completar a caderneta vacinal das filhas. A ação é resultado de uma apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança ou adolescente, ajuizada pelo Ministério Público.
DEVOLUÇÃO
Já aprovada pela Mesa Diretora da Alesc, está em vias de instalação oficial nas próximas semanas, a Frente Parlamentar Mista para Acompanhar a Devolução dos Recursos Investidos pelo governo de SC em Rodovias Federais, proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL).
ENCONTRO

O presidente argentino, Javier Milei (foto), tem viagem marcada para Balneário Camboriú neste fim de semana, onde encontrará com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi publicada pelo jornal argentino La Nación. O porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, confirmou que a vinda de Milei a SC é “provável”.