terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Fim de semana: Veja como Canoinhas e região se preparam para o maior frio do ano

Últimas Notícias

- Ads -

Previsão do tempo indica possibilidade de temperatura negativa para o domingo

Desde o início do inverno, no dia 20 de junho, a região de Canoinhas tem registrado temperaturas cada vez mais baixas. Além dos dias com céu cinzento e clima chuvoso que voltaram a aparecer com mais frequência, a previsão do tempo indica que as temperaturas mais baixas do ano serão neste final de semana.

Conforme o Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, a temperatura mínima prevista para sábado, 29, é de apenas 5 graus. Há ainda 40% de probabilidade de chuva, com níveis que podem chegar até 2,1 milímetros.

Para o domingo, 30, no entanto, a temperatura mínima prevista é de apenas 1 grau, o que se se concretizar será a manhã mais gelada do ano. Até a metade da semana, o Ciram previa temperatura negativa para a região, o que não está descartado. Como não há previsão de chuva, a possibilidade de ocorrer a primeira geada do ano é bem considerável.

Em outras cidades do Planalto Norte, a tendência é de que as temperaturas sejam ainda mais baixas. Em Bela Vista do Toldo, por exemplo, a previsão do Epagri/Ciram indica que a mínima no domingo, 30, pode chegar a -0,1 grau.



CASA DE PASSAGEM E SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA

Em Canoinhas, a Prefeitura disponibiliza, pela Secretaria de Assistência Social, a Casa de Passagem Nova Canaã, na qual pessoas em situação de rua têm a possibilidade de se abrigarem do frio, além de condições de higiene e quatro refeições ao dia.

O acesso ao serviço da Casa de Passagem se dá pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Em horário comercial, a pessoa interessada deve procurar a sede do Creas, na rua Frei Menandro Kamps, no centro do município, onde passará por uma entrevista com equipe técnica, que realizará o cadastro da pessoa e a encaminhará à Casa de Passagem. Fora do horário comercial, a solicitação pode ser realizada pelo telefone (47) 9 9916-1697.

Em Três Barras, ainda que não haja necessariamente um espaço organizado como casa de passagem, há equipes técnicas compostas por profissionais que se revezam e permanecem de sobreaviso caso pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social necessitem de algum tipo de amparo, aos finais de semana.

Em geral, a equipe é composta por um psicólogo e um assistente social, com o período de trabalho que inicia às 17h de sexta-feira e finaliza às 8h de segunda-feira. Caso alguma pessoa necessite de amparo durante este período, a equipe acionada realiza a avaliação da condição da pessoa e a encaminha para um espaço onde possa se abrigar, se alimentar e ter acesso a condições de higiene. O número para acionar o serviço é (47) 9 9199-7225.

Em Bela Vista do Toldo, conforme a Secretaria de Assistência Social, pelo fato de o poder público municipal não ter identificado ainda pessoas em situação de rua que necessitem de serviços como esses, não há, também, um espaço dedicado a acolhimento desta natureza. No entanto, o Município incentiva doações de cobertores e agasalhos neste período frio nas sedes da própria Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que são constantemente repassados a famílias necessitadas.

Em Major Vieira, de acordo com informações da secretária de Assistência Social, Neusa Schroeder Schumacher, há um quarto de passagem, com capacidade para apenas uma pessoa, que pode permanecer no local por até três dias. No espaço, além da possibilidade da pessoa se abrigar do frio, são proporcionadas também condições de higiene e alimentação.