segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Comunidade promete fechar escola em Canoinhas se poço não for perfurado

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Hoje, poço artesiano em propriedade particular não preenche necessidade

FUNDO DO POÇO

A comunidade escolar da Escola Municipal Maria Izabel de Lima Cubas, da localidade de Rio d’Areia do Meio, está indignada pela demora em o Município iniciar a perfuração de um poço artesiano a fim de atender as necessidades da igreja da localidade e da escola. Hoje, as crianças dependem de um poço artesiano de uma propriedade particular e de galões de água mineral fornecida pela prefeitura. Segundo a comunidade, recursos do programa SOS Rios e de outro fundo já foram entregues à prefeitura especificamente para a obra de perfuração deste poço. O Município prometeu iniciar as obras até 12 de maio, o que não aconteceu.

Segundo a comunidade, um dia da semana tem água, que vem do poço vizinho, e no restante da semana, não tem, o que obriga as serventes a retirar água de uma cisterna com galões.

“Para resolver a situação determinei que um poço para uso exclusivo da escola fosse perfurado”, informou a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) há duas semanas.

Ela disse que os trâmites estavam sendo realizados. “Nosso governo é transparente e realiza tudo dentro da lei. E até mesmo para perfurar um poço é preciso cumprir a lei e por isso esta ação está sendo realizado conforme a legislação exige para resolver a situação”, garante Juliana.

A perfuração será custeada pelo Fundo Municipal do Saneamento Básico, gerido pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Governo de Canoinhas, ainda de acordo com o Município.

“Existe um poço artesiano comunitário usado pela escola, igreja e pela comunidade. Foi perfurado há mais de uma década. A Secretaria Municipal de Educação inclusive faz o tratamento desta água na caixa da unidade escolar. Com a alta demanda não só da escola, mas de toda a comunidade, optou-se por usar esta água para banheiros e limpeza; e está sendo fornecida água mineral para alimentação escolar e consumo humano”, conclui nota enviada à coluna pelo Município.

A prefeitura prometeu resolver a questão até a semana passada, o que não aconteceu. Por isso, a comunidade promete fechar a escola nos próximos dias se não houver manifestação por parte do Município.




MADRUGADORES

A prefeita de Três Barras, Ana Claudia Quege (MDB), encontrou seu secretariado na chuva na manhã desta segunda-feira, 27. Em vídeo postado nas redes, ela cumprimenta o secretariado no sereno das 6h30 em frente à prefeitura. Segundo ela, todos foram convocados para uma reunião porque “há muitas tarefas a serem executadas”.







ASSEMBLEIA

Na semana passada, a Associação Empresarial de Canoinhas (ACIC) promoveu sua Assembleia Geral Ordinária. O evento reuniu empresários e representantes das empresas associadas para discutir temas fundamentais e eleger a nova diretoria para o biênio 2024-2026. O encontro aconteceu na sede da Acic. Felipe Matheus Piermann foi reconduzido ao cargo de presidente da Associação. Flavio Andrei Haag foi eleito como o novo vice-presidente geral.

Os membros da nova diretoria, bem como os Conselhos Fiscal e Deliberativo, foram eleitos por aclamação e tomaram posse imediatamente. 






DOAÇÃO

Vereador Adilson Steidel (PL) encaminhou ofício ao secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, solicitando a doação dos resíduos de asfalto retirados da revitalização da SC 477 ao município de Canoinhas para sejam usados na melhoria das estradas locais, especialmente no trecho próximo à entrada da localidade de Arroios, na estrada que liga Arroios a Forquilha e ao Salto d’Água Verde. “A revitalização da SC 477 é uma obra importante para nossa região e certamente trará grandes benefícios a todos os usuários dessa rodovia. Contudo, durante o período de obras, será necessário desviar o tráfego pelas estradas locais, que atualmente não estão preparadas para suportar o aumento significativo de veículos, especialmente os de grande porte. Estas vias necessitam de melhorias urgentes para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, evitando transtornos maiores para os usuários e para a população residente nas proximidades”, justifica o vereador.







BATE E VOLTA

A prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) não perdeu tempo e correu às redes sociais na sexta-feira, 24, logo depois de a vereadora Tatiane Carvalho (MDB) ter postado vídeo mostrando a chuva entrando por meio do telhado comprometido da Policlínica. Segundo a prefeita, as obras estavam sendo feitas, mas os operários foram surpreendidos pela chuva torrencial. “Tem gente que só pensa em política e não em resolver realmente os problemas”, disparou a prefeita.

Na sessão desta segunda, 27, os vereadores condenaram a atitude da prefeita de, segundo eles, ironizar a ação legítima da vereadora de promover a fiscalização.


SUBSTITUTO

As vereadoras Silmara Gontarek (UB) e Zenilda Lemos (UB) estão requisitando que a prefeitura troque o médico que atende nos postos do interior. Elas relataram na sessão desta segunda, 27, que os pacientes relatam “atendimento realizado com porta aberta, causando constrangimento aos pacientes e comportamento grosseiro do médico durante os atendimentos, gerando desconforto e insatisfação entre os pacientes”.






ME DÊ MOTIVOS

Vereador Osmar Oleskovicz (PSD) se queixou de, ao que parece, a prefeita não ter incluído nenhuma obra para o bairro Alto das Palmeiras no plano de investimentos de R$ 40 milhões a ser anunciado em breve. O bairro é território eleitoral do vereador, que votou contra os empréstimos, além de criticar a prefeita constantemente.






JULGAMENTO

O Tribunal Superior Eleitoral pautou para esta terça-feira, 28, o julgamento de uma ação do Ministério Público Eleitoral contra a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) e a prefeita de Campo Erê, Rozane Bortoncello Moreira (PT). O processo é por suposta utilização de bem público e de servidores em horário de expediente durante a campanha eleitoral de 2022.







FAIXA PARA MOTOS

Fernando Frazão/Agência Brasil

Ao recomendar o veto do projeto que criava a faixa exclusiva para motos nas rodovias estaduais de Santa Catarina, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) também apontou uma forma de a proposta sair do papel de forma que não seja inconstitucional. O parecer diz que pode ser adotado o mesmo caminho de São Paulo, onde a prefeitura pediu autorização para a Secretaria Nacional de Trânsito, já que somente a União pode legislar sobre o tema. A informação é do colunista da NSC, Anderson Silva.