terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Incêndio atinge estufa de secagem de fumo na localidade de Pinhal, em Papanduva

Últimas Notícias

- Ads -

Edificações próximas foram salvas pelos bombeiros

Um incêndio atingiu uma estufa de fumo no início da tarde desta quarta-feira, dia 1º, em uma propriedade na localidade de Pinhal, no interior de Papanduva. Quando os bombeiros chegaram no local, encontraram a edificação de secagem de tabaco de aproximadamente 50 metros com o incêndio em fase de crescimento.

Atendendo as orientações dos bombeiros no momento do acionamento, o proprietário fez o fechamento de todas as aberturas de ar existentes na estufa, mantendo o fogo confinado e protegendo a estufa e o barracão que se encontravam próximos à edificação atingida. Desse modo, foi obtido acesso e com duas linhas de ataque, a equipe conciliou o ataque tridimensional, realizando uma abertura para uma ventilação vertical, com pressão positiva obtida com uso de um ventilador.

Após cerca de 50 minutos de combate, entrando na edificação, com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção respiratória (EPRs), os bombeiros tiveram condições de fazer o ataque direto às chamas, controlar e extinguir o incêndio.

O proprietário relatou que não estava em casa no momento do incêndio e um vizinho que passava por perto foi o primeiro a avistar o incêndio e avisá-lo. Ele avisou o bombeiro comunitário Custódio, conhecido por trabalhar no posto de saúde da localidade, que fez o acionamento da equipe.

Ao final do combate, foram gastos aproximadamente 4 mil litros de água, sendo parcialmente salva a estufa atingida, e salvas as edificações próximas, sendo outra estufa, barracão e a casa do agricultor.

Não houve vítimas do incêndio.