Sessão itinerante da Câmara de Vereadores ocorreu no distrito nesta segunda-feira, 8
ITINERANTE
A sessão itinerante realizada ontem no distrito de Marcílio Dias pontuou várias reivindicações antigas da comunidade.
Entre as indicações se destacam o pedido de um estudo para a instalação de um parquinho no distrito e a instalação de câmeras de vigilância em pontos estratégicos do bairro, como medida de combate à criminalidade.
Os vereadores ouviram os moradores e pleitearam a fiscalização na limpeza dos terrenos particulares no distrito, notificando os proprietários para que efetuem a limpeza, inclusive, dos terrenos de propriedade da Prefeitura.
Pediram, também, um projeto de melhoria e padronização da rua Wendelin
Metzger, com ciclovia e a limpeza da drenagem pluvial no trecho entre as ruas Luis Carlos Gonçalves até a rua João Felipe Piermann, a fim de evitar transtornos e prejuízos aos moradores da região.
Solicitaram, ainda, a manutenção nas ruas de chão batido de Marcílio Dias, principalmente na rua Martins Finta Júnior, bem como a limpeza de bueiros e colocação de tubulação nas proximidades do CEI Mário Edson e Aguiar, pois o esgoto corre a céu aberto. A manutenção e revisão dos sistemas de drenagem nas ruas, com destaque para aquelas em que há falta de drenagem, o que tem causado inundação nas casas, como é o caso das ruas Euzébio Piermann e Antonio Salai.
Ainda foram solicitadas melhorias na iluminação pública. “Além de garantir mais segurança aos moradores e visitantes, a medida também contribuirá para a valorização do bairro e para a melhoria da qualidade de vida de todos que ali residem”, defende Tatiane Carvalho (MDB), a autora da indicação.
Na área da Saúde foi solicitada a ampliação dos horários de atendimento médico no Posto de Saúde de Marcílio Dias, médico todos os dias, principalmente em horários fora do horário comercial, atendimento de nutricionista, ginecologista e fisioterapeuta, com ampla divulgação dos horários, inclusive fora do horário comercial, bem como a implantação de uma farmácia básica dentro do posto e também a administração de vacinas.
Prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB) participou da sessão.
ESCOLAS
Tenente coronel Silvano Sasinski, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas, esteve ontem na sessão da Câmara de Vereadores de Três Barras. O objetivo foi atualizar os vereadores sobre as ações tomadas para melhorar a segurança nas escolas do Município. Ele destacou a importância dos pais na educação dos filhos, sendo eles a melhor forma de se controlar o que os filhos acessam e postam na internet. “O melhor controle quem pode exercer são os pais”, destacou.
DEPOIMENTO
Os prefeitos presos na quarta fase da Operação Mensageiro começaram a depor na semana passada. Ontem foi a vez de Adilson Lisczkovski (Patriota), prefeito de Major Vieira.
ESGOTO
A rede de esgoto da Casan em Canoinhas está ampliada para atender tanto o Presídio Regional quanto o Centro de Educação Infantil (CEI) Pedro Ivo Oleskovicz.
Agora o sistema pode receber o esgoto e encaminhar para a Estação de Tratamento da Companhia no município, que tem capacidade de tratar 40 litros por segundo.
Para mobilizar as duas instituições para interligação a Casan entregou comunicados tanto no Presídio quanto no Centro de Educação Infantil.
AMPLIAÇÃO
O atendimento da Casan ao Presídio Regional e ao Centro de Educação Infantil (CEI) Pedro Ivo Oleskovicz é resultado de um investimento aproximado de R$ 100 mil. Uma estação elevatória foi construída em frente ao Presídio e foi conectada a 2,2 Km de rede coletora de esgoto.
Com a ampliação, o percentual de atendimento com coleta e tratamento de esgotos chega a aproximadamente 25%.
MAU CHEIRO
Vereadores de Três Barras encaminharam questionamento à WestRock questionando o aumento do mau cheiro que tem saído das chaminés da empresa.
CONTRAPONTO
Vereadora Dionice Guimarães achou necessário esclarecer que não falou com Deus pessoalmente para tomar a decisão de assumir o cargo de suplente após a prisão do titular Edenilson Engel. Sobre o “sacrifício” citado pela coluna, lembrou que vereador não trabalhar apenas dois períodos de meia hora por semana.
PRESIDENTE

O ex-deputado federal, Mauro Mariani, foi nomeado como diretor representante de Santa Catarina no BRDE. Ele substitui a Marcelo Dutra. Mariani disse ao jornalista Marcelo Lula que foi convidado pelo governador, Jorginho Mello (PL). Antes de aceitar, ouviu o presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini.
REFORMA
A semana é decisiva para a Reforma Administrativa que o governo Jorginho Mello (PL) instituiu por meio de duas Medidas Provisórias (MPs) em fevereiro, com a criação e recriação de secretarias. O deputado Ivan Naatz (PL), que preside a Comissão de Trabalho e Administração Pública, marcou para esta terça-feira, 9, a votação da proposta.
“Ele está magro, está seco, barbudo. É de arrebentar o coração”
Do senador catarinense Jorge Seif ao visitar o amigo Anderson Torres, ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, preso acusado de conspirar para os atos de 8 de janeiro em Brasília