Pêssankas são ovos escritos e coloridos a mão que com seus traços, símbolos e cores contam uma história
Está acontecendo desde o dia 1º e segue até sábado, 8, mais uma edição da Maior Feira de Pêssankas do Brasil. A feira acontece na Havan de Porto União e conta com uma grande variedade de Pêssankas de todos os tamanhos e cores. O trabalho é produzido pela APVI – Artesãos de Pêssankas do Vale do Iguaçu.
Foram realizadas oficinas nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6, e também serão programadas oficinas a partir do mês de maio, que serão divulgadas pelo Instagram da APVI. A aula tem 3 horas de duração pelo valor de R$ 60, incluso todo material para utilizar durante a aula.
A palavra Pêssankas provem do verbo ucraniano pyssaty, que significa escrever. A sua origem remonta as antigas celebrações do início da primavera, depois de um longo período de inverno rigoroso. Esta arte milenar foi trazida ao Brasil pelos imigrantes ucranianos em meados do século 19 e é composta por elementos simbólicos de profunda relação com a cultura eslava.

São ovos escritos e coloridos a mão que com seus traços, símbolos e cores contam uma história, uma demonstração de estima e afeto assim como intenção de proteger do mal e desejar bons votos.