Moinho faz parte de conjunto protegido por Tombamento Federal desde 2007
Na manhã desta quarta-feira, 29, aconteceu a entrega da Obra de Restauro do Moinho Kollross, localizado no bairro Alto Paraguaçu, em Itaiópolis. Foram quase R$ 600 mil em investimentos advindos de emenda parlamentar. O projeto foi anteriormente contratado pela Prefeitura Municipal de Itaiópolis, com recursos de convênio com o Iphan.
Estiveram presentes, a proprietária do Moinho, Izabel Kollross, o presidente do Iphan, Leandro Grass, o diretor de Patrimônio Material do Iphan, Andrey Schlee, a superintendente do Iphan em Santa Catarina, Regina Helena Santiago, o prefeito de Itaiópolis, Mozart José Myczkowski, demais autoridades e munícipes.
O Moinho Kollross está situado no núcleo histórico do Alto Paraguaçu, sendo um conjunto protegido por Tombamento Federal desde 2007, parte do Projeto Roteiros Nacionais de Imigração do Iphan.
SOBRE O MOINHO
O Moinho Kollross foi construído em 1950, iniciou as suas atividades em 1953 e funcionou até 1999. Hoje, é um dos exemplares de Moinhos remanescentes, que mantém vivas as referências culturais do campo e da cultura polonesa na região, tanto pela sua configuração construtiva, quanto pela dimensão imaterial que congrega os saberes dos ofícios da marcenaria, carpintaria e da moagem dos grãos.
Futuramente, o moinho abrigará o espaço de memória do Moinho Kollross, onde visitantes poderão conhecer a atividade de moenda de grãos e cereais, incluindo o acervo de maquinários utilizados na moagem dos grãos e que ainda permanecem na edificação.
O objetivo maior é criar um importante foco de visitação turística regional, facilitando a acessibilidade e valorizando a história e a cultura da imigração em Santa Catarina.











