domingo, 20

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Vereadora cobra informações sobre ações do Instituto da Previdência de Canoinhas

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Ela quer saber sobre investimentos feitos pelo Instituto e cursos

ICPREV

A vereadora Tatiane Carvalho (MDB) está requerendo ao diretor do Instituto de Previdência de Canoinhas (ICPrev), Diego Rafael Alves, que preste informações referentes a todos os cursos realizados por integrantes do quadro de funcionários do Instituto, enviando à Câmara todos os documentos relativos aos gastos, além dos nomes de todos os participantes dos cursos e os nomes de quem autorizou.

Ainda, requereu todos os dados referentes aos investimentos realizados pelo instituto, desde a sua criação, tendo em vista que recentemente houve a informação de que os investimentos foram negativos. Requereu, por fim, que todos os documentos relacionados a este pedido sejam encaminhados em anexo da resposta.

O ICPrev está na mira dos vereadores depois que  soou o alerta para a necessidade de se aumentar o aporte financeiro sob o risco de quebrar em algumas décadas.

Há, também, uma nuvem carregada pairando sobre o Instituto, considerando que um réu confesso da Et Pater Filium foi um dos responsáveis pelos investimentos feitos pelo ICPrev na bolsa de valores e na compra de títulos.






AURORA

O vereador André Flenik (Podemos) apresentou requerimento à Empresa Aurora Alimentos, solicitando que informem se existe planejamento para a instalação da empresa em Canoinhas. E, caso negativo, se a empresa pretende compensar os danos causados a Canoinhas. “A possibilidade da vinda da empresa gerou impactos que ecoam até hoje no município, principalmente no mercado imobiliário”, argumenta o vereador.





DE SAÍDA

O vereador Willian Godoy (PSD) está propondo moção de parabenização ao tenente-coronel Atila Medeiros Sarte, “pelo excelente trabalho realizado como Comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, que por quatro anos lutou por recursos para a nossa região do Planalto Norte, e conseguiu através de parcerias equipar os nossos bombeiros.” Sarte está de mudança de Canoinhas para ocupar um cargo em outra instância dos bombeiros.





EQUIPAMENTO

A vereadora Tatiane Carvalho (MDB) apresentou requerimento destinado à Secretaria de Saúde quesionando o fato de a Policlínica estar há aproximadamente seis meses sem a bomba a vácuo e, desta forma, sem ter como realizar cirurgias odontológicas.

Ela quer saber também quantos pacientes especiais são atendidos na Policlínica na área de odontologia e quantos estão na fila de espera por atendimento.

Tatiane quer saber, também, se há médico vascular atendendo no Município e solicitando informar se há possibilidade de implantação de equipe de enfermagem e agentes de saúde de 40h semanais no posto de saúde do distrito de Paula Pereira.




PRESSÃO

As vereadoras Tatiane Carvalho (MDB) e Silmara Gontarek (UB) estão solicitando que o Município tome medidas em relação a decisão do Tribunal de Contas do Estado sobre o piso nacional dos professores. O TCE disse, em despacho, que o limite estourado com folha de pagamentos, caso de Canoinhas, não é motivo para não pagar o piso.





EQUIPE

Vereador Mauricio Zimmermann/Biluka/Divulgação

O vereador Mauricio Zimmermann (PL) está solicitando à Secretaria da Saúde a contratação de agentes comunitários de Saúde para as localidades do interior do município para ampliação dos atendimentos de prevenção e promoção da saúde. Ele argumenta que atualmente todos os bairros contam com agentes comunitários de Saúde e o interior fica descoberto. “Para estes profissionais o Governo Federal repassa 100% dos recursos para a remuneração, então a princípio há viabilidade financeira e é importante dar uma atenção especial para as famílias do interior. Estes profissionais podem abrir as unidades de saúde, podem realizar visitas domiciliares, auxiliar nos agendamentos de consultas para os que mais necessitam, orientar sobre as vacinas e atender os pacientes mais perto de suas residências”, diz o vereador.