quarta-feira, 23

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Peixes mortos no rio Canoas intrigam moradores de São Mateus do Sul

Últimas Notícias

- Ads -

Secretaria de Meio Ambiente afirma que está acompanhando a situação

O aparecimento de peixes mortos no rio Canoas em São Mateus do Sul, está intrigando moradores, principalmente da Vila Buaski e Jardim Dona Hermínia.

Neste sábado, 18, foi possível perceber dezenas de peixes mortos concentrados em galhos e tocos, na região próxima à ponte da rua Theodoro Toppel. Moradores entraram em contato com a reportagem do Portal RDX relatando o caso, sendo constatado como é possível ver nas imagens abaixo.

Procurada pela RDX, a Secretaria de Meio Ambiente informou que a suspeita é de que a motivação seja o incidente ocorrido na quinta-feira, 16, em que um caminhão derramou óleo na rotatória da avenida Ozy Mendonça de Lima, com a Ulisses Faria, e com isso, acabou espalhando por um córrego que direciona para o rio Canoas.


Veja o que diz a Secretaria de Meio Ambiente:

Com relação ao fato da morte dos peixes, a Secretaria de Meio Ambiente informa que desde a tarde de sexta-feira, 17, vem monitorando as águas do rio Canoas.

Desde o primeiro relato recebido por um morador, passamos a dar atenção ao caso, já que na quinta-feira, 16, tivemos um incidente em que, um caminhão enroscou o tanque de combustível na rotatório da Avenida Ozy Mendonça de Lima e Ulisses Faria, e com isso, houve o derramamento de óleo diesel, entre 100 a 150 litros, o que pode ter contribuído para essa situação.

Como próximo à Ulisses Faria existe uma drenagem pluvial que direciona ao rio Canoas, existe a hipótese do óleo ter se espalhado por essa região, já que na extensão da rua Ulisses Faria até a região da Barragem, não houve registro da morte de peixes.

Ressaltamos que esse é um caso isolado, mas que seguimos acompanhando a situação, e se aparecer novos animais mortos, iremos aumentar a apuração para verificar o que ocorreu.