Investimento segundo a Prefeitura passa de R$ 3 milhões
Na manhã desta terça-feira, 10, o prefeito Eliseu Mibach assinou a ordem de serviço autorizando o início dos projetos e execução de equipamentos turísticos como bondinho e tirolesa no Complexo Turístico Morro da Cruz. O investimento, que segundo a Prefeitura passa de R$ 3 milhões visa a integração de Porto União em rotas turísticas já consolidadas e outros projetos de grande envergadura como o Caminho do Rio do Peixe nas cidades do Meio-oeste Catarinense, tendo o turismo com uma excelente fonte de geração de renda.
A Secretaria de Turismo de Porto União vê os espaços ociosos no entorno do rio Iguaçu como excelentes alternativas para a construção de espaços de lazer e integração, ao mesmo tempo em que podem ser usados como fonte de renda para a população e diversificação da economia regional. O projeto propõe a integração dos pontos turísticos urbanos como o Morro da Cruz, o Balneário Santa Rosa, Parque do Centenário, Instituto Grünenwald entre outros.
De acordo com o projeto, a conexão entre o Instituto Grunenwald, Morro da Cruz e Parque do Centenário poderá ser feita futuramente por meio de um teleférico (bondinho). Já a tirolesa partirá do topo do Morro do Cruz com destino ao Parque do Centenário. Haverá funicular (tipo especial de caminho de ferro utilizado para subir terrenos muito inclinados) ligando o topo do morro à Via Sacra.

O Parque linear será mais uma opção para aproveitar os espaços nas margens dos rios Iguaçu e Pintado. Novas trilhas serão abertas no Morro da Cruz aproveitando alternativas como arvorismo, downhill e trenó de montanha.
O projeto prevê ainda que no topo do morro serão construídos mirantes, área comercial, estrutura com banheiros e bebedouros e a estação funicular assemelhando-se à estruturas de sucesso implantadas em outras cidades turísticas.
Ainda segundo a Prefeitura, a empresa G.E.E. Soluções Sustentabilidade já vêm trabalhando desde ano passado na análise de viabilidade em parceria com a Secretaria de Planejamento e de Cultura e Turismo e agora os projetos estão ganhando forma definitiva. As obras devem iniciar assim que os trâmites burocráticos, como licenças ambientais, forem concluídos. A empresa disponibilizou imagens de referência de como serão algumas das estruturas.
