terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Acordo elege Tatiane Carvalho presidente da Câmara de Canoinhas por unanimidade

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Wilmar Sudoski abriu mão da candidatura

ELEITA

Com Adilson Steidel (PSDB) decidido a votar em Tatiane Carvalho (MDB) na disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Wilmar Sudoski (PSD), certo da derrota, recuou e desistiu da candidatura. Ele fez um acordo com os governistas e passou a compor a chapa de Tatiane que, eleita por unanimidade, terá como vice Zenilda Lemos (MDB).

Completam a mesa diretora a vereadora Silmara Gontarek (UB) como primeira secretária e Sudoski ocupará a segunda secretaria.

Em seu discurso, Tatiane se emocionou e disse que a conversa para articular sua eleição foi bastante civilizada e produtiva. “O povo já sofreu demais, então essa eleição é pensando no povo”, fazendo uma referência a uma reunião na qual “decidimos que Canoinhas não merece brigas políticas, merece união para que a cidade se desenvolva. Para que isso aconteça não podemos ficar aqui de picuinha”, afirmou.

Sudoski explicou que fez um gesto de boa vontade com a ex-adversária ao assumir a segunda secretaria. “É hora de unirmos forças em favor do Município. Que o que aconteceu no passado nunca mais se repita na história de Canoinhas. Este ano foi de muita tristeza, me decepcionei muito. Quem não tem a maldade não vê a maldade no outro”. Neste ano, sem acordo não houve quem assumisse a segunda secretaria.

André Ramon Flenik (Podemos) e Zenilda Lemos (MDB) também reforçaram a necessidade de união.




“Fiquei feliz de não precisar roer a corda”

da vereadora Zenici Dreher (PL), brincando com a nota da coluna de ontem falando sobre a dúvida dela com relação ao candidato caso houvesse disputa




BELA VISTA DO TOLDO

Geovane Machado (UB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Bela Vista do Toldo. Impedido de sair de casa, o ex-prefeito Adelmo Alberti mandou um emissário até a casa de leis para articular um nome do seu interesse. Machado estava com Alberti em Florianópolis quando ele foi preso em julho do ano passado.

Foram seis votos a favor de Machado e três votos em branco. A vice-presidente tem votação paralela e, neste caso, foi eleita Maíra Mizwa (PL) por cinco votos.

Marcos Kogi (UB), atual presidente, será o primeiro secretário. Mauro Falkieviski (UB) será o segundo secretário.





TEMPO

Willian Godoy (PSD) parabenizou a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB) por ter conseguido, em 20 dias de governo, o que ele não conseguiu em oito meses como prefeito interino: destravar as certidões negativas de débito do Município por força de liminar.





PRIMEIRO

Vereador Adilson Steidel (PSDB) brincou ao cumprimentar o marido da prefeita Juliana Maciel Hoppe, Alex Hoppe, que estava na plateia chamando-o de “primeiro damo”.






TREM DA ALEGRIA

Congresso Nacional discute legislação a respeito

Enquanto corre contra o tempo para aprovar a PEC da Gastança e o Orçamento nos últimos dias da atual Legislatura, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 20, texto-base de projeto que reajusta de 37% a 50% os salários da cúpula do Executivo e do Congresso –presidente da República, ministros de estado, deputados e senadores.

Pelo texto do decreto legislativo, que teve a oposição apenas do PSOL e do Novo e de parlamentares isolados de alguns partidos, esses salários vão se equiparar ao de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que devem ser elevados também – por meio de outro projeto – a R$ 46,3 mil.