Os ingressos gratuitos estão disponíveis na Secretaria Acadêmica
O Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estreia, nessa sexta-feira, 9, o espetáculo teatral A Farsa do Panelada, baseado na obra de José Mapurunga. Serão duas sessões abertas ao público externo, às 19h e às 20h30, no Auditório do IFSC Canoinhas. Os ingressos gratuitos estão disponíveis na Secretaria Acadêmica.
O espetáculo é uma realização do Núcleo de Cultura e Arte do IFSC (NuCA) e do grupo de teatro É o quê?. “Esperamos que, depois de tanto tempo sem a apresentação de uma peça de nosso grupo de teatro – devido à pandemia, possamos trazer muita diversão e alegria para a comunidade. A apresentação é sempre o coroamento de uma tarefa longa e trabalhosa. Então é um resultado muito esperado por todos os participantes. Esperamos que todos possam curtir e se divertir muito com a peça”, destaca a professora do IFSC, Claudia Kuns Tomaselli.
Com direção de Moacir Barbosa Guimarães, que há anos trabalha voluntariamente com o grupo de teatro do Câmpus Canoinhas, “A Farsa do Panelada” faz uso da riqueza cultural e das cores presentes nas festas populares do Nordeste para contar a história de diferentes tipos brasileiros, acentuando a comicidade presente nas situações cotidianas dos personagens. A peça é dividida em dois planos: o terreno e o divino, evidenciando as crenças características do povo brasileiro de uma forma farsesca.
SINOPSE
Aspectos da religiosidade popular e, ao mesmo tempo, da diversidade de raízes culturais são retratados em situações que geram o conflito entre o capitalismo e a política com a fé e a devoção aos santos. Através de todos esses elementos, a peça busca a valorização das raízes culturais e do típico povo brasileiro.
No Pedaço (um lugar situado entre o Céu e o Inferno), Panelada, um mau caráter vendedor de panelas, atormenta a vida de Dona Marica por conta da dívida de uma panela de pressão. Porém, tudo muda quando Santa Edwiges, a protetora dos endividados, e seu fiel conselheiro, Anjo Gabriel, decidem interceder junto à mulher, desconjuntando todas as Leis do Pedaço, do Céu, Inferno e do Mercado.