quarta-feira, 23

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Chuvas causam deslizamentos, quedas de árvore e alagamentos no Norte de SC

Últimas Notícias

- Ads -

Defesa Civil alerta para deslizamentos em parte do Planalto Norte e Litoral Norte

As chuvas na noite deste sábado, 26, trouxeram transtornos para cidades do norte catarinense. Em Joinville, uma árvore caída na pista causou bloqueio parcial na SC 418, no quilômetro 31 da rodovia, no sentido Campo Alegre a Joinville.

Segundo os bombeiros de Campo Alegre que foram acionados por volta das 22h para retirada da árvore, a equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) já se encontrava no local retirando galhos. Os bombeiros auxiliaram na retirada da árvore de pequeno porte com a motosserra e posteriormente realizaram a limpeza da pista.

Cerca de duas horas depois, por volta da 1h30 deste domingo, 27, a PRE de Campo Alegre solicitou o apoio novamente dos bombeiros de Campo Alegre para retirar árvores caídas na SC-418 que estavam obstruindo completamente a passagem de veículos em ambos os sentidos da via.

Chegando no local, os bombeiros constataram que havia um deslizamento de terra, trazendo consigo duas árvores de grande porte, obstruindo completamente a passagem. O deslizamento às margens da SC-418 era bem amplo e seguia acontecendo devido a chuva torrencial. Com isto, os bombeiros solicitaram o apoio da Defesa Civil para averiguar o local do deslizamento e iniciaram os trabalhos de corte e desobstrução da via. Depois de cerca de 4 horas de trabalho, a SC-418 foi liberada completamente. Foram utilizados cerca de 1.000 litros de água para posterior lavagem da via.

O responsável da Defesa Civil, Jean Paulo Marquenzi, que esteve no local averiguando o deslizamento, veio de Joinville, e a equipe da PRE que prestou apoio durante os serviços era composta pelo sargento Aleixo e a soldado Francielli.

Após a finalização do serviço, o local foi deixado aos cuidados da Defesa Civil.

SÃO BENTO DO SUL

Bombeiros de São Bento do Sul foram acionados por volta das 21h30, para auxiliar na retirada de moradores que ficaram ilhados na rua Professor Egon Hussmann no centro da cidade, depois de terem sidos atingidos por um alagamento em sua casa.

Rua ficou alagada no centro de São Bento do Sul/Divulgação/Bombeiros

Os moradores foram orientados para tomarem algumas providências e deixarem o imóvel que se encontrava com mais ou menos 50 centímetros de água em seu interior.

Na manhã de domingo, por volta das 8h, os bombeiros foram acionados novamente para verificar a queda de um muro sobre um veículo. No entanto, segundo os socorristas, não havia vítimas, causando apenas danos materiais. A área foi isolada e informações foram repassadas para a Defesa Civil.

Queda de muro na rua José Bayerl, no centro de São Bento atingiu um veículo/Divulgação/Bombeiros

CHUVAS CONTINUAM NA REGIÃO

A Defesa Civil de Santa Catarina publicou um alerta para as regiões do Planalto Norte, Litoral Norte, Médio Vale do Itajaí, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nestas regiões é alto o risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas, devido a chuva persistente e volumosa entre este domingo, 27, e terça-feira, 29.