terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Relação do próximo prefeito com a mídia é assunto mais que pertinente

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Tornou-se praxe usar de dinheiro público para se autopromover em veículos

QUESTÃO PERTINENTE

No debate de domingo, 23, promovido pelo JMais, o questionamento de um internauta sobre a relação do próximo prefeito ou prefeita com a mídia caiu justamente para Juliana Maciel (PSDB) responder. A vereadora foi ofendida certa vez pelo ex-prefeito Beto Passos em um programa da Rádio Clube. No mesmo momento ela e os colegas Marcos Homer (Podemos) e Tatiane Carvalho (MDB) foram até a emissora pedir direito de resposta. Ouviram que deveriam procurar o direito na Justiça.

Tornou-se praxe de Passos usar os altos valores que injetava com dinheiro público em emissoras de rádio para usar o tempo que bem entendia para mandar recados, difamar desafetos e promover seu governo. Como bem apontou Juliana, está errado.

Dinheiro público precisa ser investido no interesse público, não no interesse do prefeito. Errado está, também, quem acha que a imprensa de modo geral vive de brisa e tem a obrigação de promover qualquer coisa de graça. Nisso se inclui o Município.

O uso da mídia para autopromoção não foi inventado por Passos e vem sendo ferramenta de governos há décadas, não somente em Canoinhas. Se legítimo é pagar por publicidade, seja de que origem for, estatal ou privada, no caso específico da prefeitura de Canoinhas o que falta é regular essa divulgação buscando os interesses do Município e não do mandatário de turno.

No primeiro mandato de Leoberto Weinert (MDB), o prefeito tentou moralizar essa questão licitando uma agência de publicidade responsável por distribuir mídia estatal. É o correto a se fazer. Contudo, não demorou membros do próprio governo passaram a assediar a agência para agradar emissoras e jornais simpáticos ao governo. A iniciativa foi contaminada e encerrada voltando ao velho beija mão.

Evitar a interferência política é o que o próximo prefeito ou prefeita precisa fazer para moralizar essa relação. Licitando uma agência, caberá a ela criar campanhas como de vacinação ou de divulgação de obras do governo, por exemplo, criar o material e distribuir conforme preços de mercado para os veículos de comunicação da cidade. Em caso de emissoras de rádio não há medidor de audiência, logo, a distribuição precisa ser igualitária. Jornais têm número de assinantes e sites têm ferramentas públicas que medem sua audiência em tempo real. Fica mais fácil fazer a distribuição baseada em alcance.

A Câmara poderia tomar a iniciativa de criar um projeto de lei que regule contratação de mídia, destacando que qualquer tentativa de interferência política será coibida. Está mais do que na hora de falarmos disso.



AO GOSTO DO FREGUÊS

Juliana Maciel (PSDB) e Wilson Pereira (MDB) receberam pesquisas quentinhas para consumo interno. Ambos estão rindo à toa.



PATRIMÔNIO

Vereadores Juliana Maciel (PSDB) e Marcos Homer (Podemos) apresentaram projeto de lei na Câmara ontem que torna o churrasco de espeto de madeira patrimônio cultural de natureza imaterial do Município de Canoinhas. Citando Ana Maria Braga, o projeto diz que a grande filósofa da culinária considera churrasco de verdade o feito no fogo de chão com espetos de madeira.

Uma das fontes para embasar o projeto é o blog quemmexeunomeuchurrasco.com.




“O carinho com as brasas é fundamental. Pode-se estragar carne maravilhosa com um fogo mal feito, mas com o braseiro certo já se salvou muita carne meia-boca”

Trecho da justificativa do projeto de lei






CONSELHO

Vereadora Tatiane Carvalho (MDB) festejou a aprovação, ontem, em segunda e definitiva votação, do projeto de lei de sua autoria que cria o Conselho Municipal de Proteção aos Animais (Compa).




UTILIDADE PÚBLICA

Divulgação

Também ontem, a Câmara de Canoinhas aprovou lei que declara de utilidade pública a Igreja Batista Nacional Plenitude (IBNP).




BOLSONARISTA

O quinto bairro mais bolsonarista do Brasil fica em Santa Catarina, no município de Braço do Norte, no Sul do Estado. Trata-se da comunidade da Estrada Geral do Rio Santo Antônio, onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 95,1% de 243 votos válidos no primeiro turno das eleições de 2022. O ex-presidente Lula (PT) somou 4,9% no local.



VISITA

Divulgação

A primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro, promoveu um encontro junto às mulheres catarinenses, nesta segunda-feira, 24.

Jorginho Mello, candidato ao governo do Estado pelo Partido Liberal, e sua vice, a delegada Marilisa Boehm, receberam a primeira-dama em Florianópolis e acompanharam os encontros na capital, em Balneário Camboriú e Chapecó.