Na melhor forma “papel aceita tudo”, candidatos abusam das promessas
INEXEQUÍVEIS
Quem leu ontem aqui no JMais a reportagem que traz os planos de governo dos quatro candidatos a prefeito de Canoinhas deve ter se encantado com a cidade perfeita que teremos pelos próximos dois anos. Talvez mais comedido, Andrey Watzko (PT) foi o mais pé no chão ao economizar nas promessas. Mesmo assim, promete um Hospital Regional que ficaria para ser concluído em um possível segundo mandato, o que não é só inexequível diante das prioridades do governo como desconsidera que já temos um Hospital. Como dizer ao governo: construa um hospital do zero e mantenha as ralas contribuições ao Santa Cruz?
Falando em saúde, Juliana Maciel (PSDB) elencou todos os pontos sensíveis do setor em Canoinhas, mas conseguirá garantir atendimento médico de excelência em dois anos com a folha de pagamentos do Município estourada comprometendo 54% do orçamento? Difícil com um médico recebendo não menos de R$ 12 mil para trabalhar a semana toda.
Outra questão complicada elencada por Juliana e Andrey: manutenção dos direitos adquiridos e pagamento do piso salarial para os professores. Volte uma casa e considere o orçamento apertado. Não bastasse, Juliana quer oferecer colônia de férias para filhos de pais que trabalham o dia todo. Ótima iniciativa com um custo elevado.
Juliana também quer aumentar o número de cotas e valor do Cartão Alimentação para as famílias em situação de vulnerabilidade social, além de criar um Centro da Juventude, a exemplo do que existe no Paraná e que contempla estudantes no contraturno com atividades recreativas, culturais e esportivas. De onde virá o dinheiro? Um mistério.
A candidata quer ainda oferecer atendimento psicológico e assistencial aos servidores públicos, isso em uma cidade que pena para oferecer esse tipo de atendimento a pessoas com problemas graves de depressão e síndromes afins. Ela ainda quer reduzir em 50% o quadro de comissionados. Com cinco partidos para contentar, boa sorte para ela.
Juliana ainda quer substituir 100% das lâmpadas convencionais por LED nas vias públicas ao passo que reduz a contribuição para iluminação pública (Cosip). Como vai operar esse milagre é outro mistério. Quer ainda implementar incubadoras de start ups, ideia já colocada em prática, mas sem êxito em Canoinhas.
INEXQUÍVEIS 2
Willian Godoy (PSD) quer investir na infraestrutura das escolas, trocando todos os computadores, adequando e ampliando salas, bem como, realizando a instalação de lousas digitais e laboratório maker (com impressoras 3d e CNC). Quer ainda colocar câmeras nas escolas e criar escola em tempo integral. Surpreende projetos tão ambiciosos como estes virem de quem sabe que o orçamento municipal está estourado. E tudo isso em dois anos! Quando prefeito, Beto Passos queria contratar um segurança por escola. Não coube no orçamento.
Outro plano caro: implementar programas de incentivo financeiro para que as empresas que já estão implantadas no município possam expandir ainda mais, gerando mais empregos para a nossa comunidade. Como assim? Tirar dinheiro dos cofres públicos para dar a empresários? Pode ser por meio de dedução de impostos municipais, mas isso não consta no programa de gestão.
Godoy promete uma reforma administrativa com redução de gastos com pessoal. Se tivesse feito isso nos meses em que esteve à frente da prefeitura, teria uma boa bandeira de campanha.
Talvez o mais sensato dos planos do prefeito em exercício seja concluir as obras em andamento, o que se for feito já será um grande avanço dada a realidade atual.
INEXEQUÍVEIS 3
Wilson Pereira (MDB) coloca como prioridade recuperar a responsabilidade fiscal e a saúde financeira das contas públicas. Parece ter mais ciência da crítica situação fiscal do Município do que Godoy. Outro ponto interessante: Melhorar o sistema de gestão de pessoas, com salários baseados no desempenho e no atendimento de qualidade a população. Curioso é que em 12 anos de governos do MDB, com Pereira de vice inclusive, nunca isso foi implementado. Quem sabe, agora.
A sobriedade, contudo, ganha um ponto obscuro quando promete fazer concurso público em diversas áreas. Economia com concurso me parece que não combinam.
Na educação, que tem o piso como grande dilema dado o alto custo, Pereira ignora essa questão e promete mais ainda: Criar Programa de Gratificações Financeiras para professores visando melhor desempenho de acordo com a validação de conselho de professores. Mais uma vez a economia mandou lembranças.
SENTIDO
Foi percebida a ausência de Leoberto Weinert e da vereadora Zenilda Lemos no lançamento de campanha de Wilson Pereira (MDB).
APOIOS
Levantamento da NSC mostra para que lado vão os candidatos a governo derrotados no domingo, 2, em Santa Catarina:
Carlos Moisés: neutro para ambas as disputadas (BR e SC);
Jorge Boeira: neutro para ambas as disputas
Gean Loureiro: indefinido
Ralf Zimmerman: indefinido
Esperidião Amin: indefinido
Odair Tramontin: Jair Bolsonaro / para o governo de SC, não vai se pronunciar
Leandro Borges: Lula / para governo de SC, se pronunciará após decisão partidária no fim de semana
Alex Alano: ainda não definiu apoio.
VOLTOU

Candidato a deputado estadual nas Eleições 2022, André Motta Ribeiro (Republicanos) está volta à secretaria de Estado de Saúde. Até o final de março deste ano, ele era secretário da pasta. No entanto, desta vez Ribeiro vai ocupar outro cargo: superintendente dos Hospitais Públicos. A nomeação feita pelo governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) foi efetivada na semana passada.