terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Jaguatirica morre atropelada em área rural de Irineópolis

Últimas Notícias

- Ads -

Corpo do animal foi recolhido e levado até o centro veterinário da UGV

A Polícia Militar Ambiental por meio de sua equipe da subunidade de Porto União foi acionada para deslocar na localidade de Irineópolis, próximo ao Km 4 da BR 280, entrada do assentamento, para fazer um regaste de animal silvestre, uma jaguatirica – Leopardus Pardalis, macho, adulto, com sinais de atropelamento.

No local a equipe confirmou que o animal já estava morto com lesões decorrente de atropelamento na face e patas traseiras. O corpo do animal foi recolhido e levado até o centro veterinário da UGV.

Diante dos fatos foi registrado o boletim de ocorrência, bem como filmada com câmera policial todo o atendimento.




CONTATO

A população pode acionar a Polícia Militar Ambiental, o Corpo de Bombeiros ou o Instituto do Meio Ambiente (IMA), que é o órgão que gerência a fauna no Estado de Santa Catarina. 

– Polícia Militar Ambiental Porto União – (47) 3627 4249 

– IMA – (48) 8808-3372
Canal de resgate de fauna silvestre. Atende animais feridos, filhotes sem os pais. A equipe não faz o resgate de animais domésticos, não faz retirada de ratos, morcegos, abelhas e pombos. O número é exclusivo para mensagens no WhatsApp.


JAGUATIRICA

A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis.

A jaguatirica pode ser encontrada em diversos habitats como nas florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues.

A jaguatirica é um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento.

Geralmente, as jaguatiricas pesam entre 7 e 16 kg. Os machos costumam ser maiores e mais pesados que as fêmeas. Ela possui grande semelhança com a onça-pintada, embora seja menor. Portanto, a jaguatirica é confundida muitas vezes com esse outro felino.

Infelizmente, a jaguatirica está na lista dos animais em extinção desde o final da década de 80. Uma das principais causas da extinção das jaguatiricas é o grande interesse comercial por sua pele, muitas vezes relacionada ao tráfico de animais. Atualmente, o comércio de peles é considerado ilegal.

Além disso, a perda do habitat decorrente da exploração de recursos naturais e o desenvolvimento da agricultura e pecuária, tem diminuído a população da espécie.