quarta-feira, 23

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Canoinhas também terá manifestação no 7 de setembro

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Carreata sairá às 14 horas do Alto do Frigorífico em direção ao centro

MOBILIZAÇÃO

Canoinhas também terá mobilização nesta quarta-feira, 7, a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL). Haverá concentrações em todo o Brasil como ocorreu no ano passado, mas desta vez não haverá caravana saindo de Canoinhas para Brasília e São Paulo.

A manifestação desta quarta-feira terá uma carreata com concentração marcada para às 13h30 em frente à Pif Paf, no Alto do Frigorífico, saindo às 14 horas até a praça Lauro Müller, onde haverá sequência da manifestação marcada para às 15 horas.

Vídeo que circula nas redes sociais diz que a luta é por voto auditável, liberdade e democracia, mas o áudio da convocação feita pelo presidente para que as pessoas saiam às ruas “pela última vez”, narra o vídeo com imagens das manifestações ocorridas em Canoinhas, inclusive com carretada, na eleição de 2018.

Fernando França de Siqueira, um dos organizadores da manifestação, também fala no vídeo afirmando que “o Brasil precisa da gente.” Ele pede, ainda, que os manifestantes usem a bandeira do Brasil e as cores verde e amarelo para a manifestação.


E AGORA?

Vereador suplente do PSD, Neno Pangratz ficou em suspenso com a liberdade concedida por meio de habeas-corpus a Nilson Cochask, primeiro suplente do partido. Ao que tudo indica, contudo, no acordo para ganhar liberdade, Cochask teria aberto mão de qualquer cargo político.



EXTREMOS

Reprodução

Veja dois extremos na prestação de contas entre os candidatos a deputado estadual neste ano. Enquanto o emedebista Antídio Lunelli declara R$ 390 milhões, e isso deve estar correto, inclusive sendo criticado por ser rico, no outro extremo você tem Julio Garcia (PSD), com 72 anos de idade, uma vasta carreira na política e apenas R$ 57 mil acumulados ao longo da vida.



PERDIDO

Reprodução

Candidato a deputado federal Valmir Comin (Progressistas) provou que, como a maioria dos candidatos que andam rondando a cidade, nada sabe sobre Canoinhas. No sábado, 3, ele postou parabéns à cidade pelos seus 111 anos.



REUNIÃO

A candidata a deputada estadual Paulinha (Podemos) fará uma reunião com lideranças nesta quinta-feira, 8, às 19 horas, no restaurante Doces e Fricotes, em Canoinhas.




IMPEACHMENT

Um terceiro pedido de impeachment contra o governador licenciado Carlos Moisés da Silva (Republicanos) foi protocolado na tarde desta segunda-feira, 5, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

O pedido foi feito pelo advogado Leandro Ribeiro Maciel, que também assinou a primeira solicitação de afastamento de Moisés do cargo. No documento, ele cita o uso da aeronave para um passeio do governador em janeiro de 2022, além de uma suposta omissão do governo para a aquisição de novos leitos de UTIs neonatais para crianças – uma necessidade, segundo ele, que já era alertada por médicos em 2019.




 COMPETIÇÃO

Jorginho Mello (PL) e Esperidião Amin (Progressistas), tecnicamente empatados na pesquisa Ipec contratada pela NSC, estão em pé de guerra para ver quem é mais bolsonarista.





FORA DA RAIA

Já Gean Loureiro (UB) está proibido pela Justiça de se apoiar no presidente. O colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) manteve a decisão que proíbe a campanha de Loureiro de usar a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação foi movida pelo PL de Santa Catarina, que alegou que o partido de Gean tem candidata à presidência da República, a senadora Soraya Thronicke, e que a associação a Bolsonaro teria o objetivo de confundir o eleitor.




TODOS OS LADOS

Em live na semana passada, o presidente cita Jorge Seif como candidato ao Senado, e enfatiza projeto de seu ex-secretário para criação de tilápias no Lago de Itaipu. Bolsonaro diz que vários candidatos ao governo o apoiam em Santa Catarina e que o partido dele, o PL, tem candidato, mas não cita o nome de Jorginho Mello.