Até hoje, serviço só havia recebido viaturas usadas que eram cedidas ao município
Bela Vista do Toldo vai passar a operar com nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outros cinco municípios catarinenses: Camboriú, Palmitos, Timbó, Joaçaba e Otacílio Costa também foram contemplados com novas ambulâncias da Samu e os veículos serão utilizados no atendimento de uma população de cerca de 180 mil pessoas.
As seis ambulâncias serão Unidades de Suporte Básico à vida (USB) e serão geridas pelas Secretarias de Saúde destes municípios. Elas contam com um motorista socorrista e um técnico de enfermagem.
Bela Vista do Toldo implantou o serviço pré-hospitalar do Samu em outubro de 2017, porém, até hoje, só havia recebido ambulâncias usadas que eram cedidas ao município. A última ambulância foi cedida ao município em julho de 2021 pelo Governo do Estado de SC, até que Bela Vista do Toldo recebesse um veículo novo. Esta é a primeira vez que o serviço recebe um veículo zero quilômetro.
O prefeito Alfredo Cezar Dreher comemorou a notícia da vinda da nova viatura. “Agora poderemos dar mais qualidade para as equipes trabalharem, e o mais importante: qualidade de atendimento aos nossos munícipes”, afirmou Dreher.

SAMU EM SC
Até julho de 2022 o Samu fez mais de 90 mil atendimentos, o que representa uma média de mais de 450 ocorrências diárias.
Atualmente, o Samu de SC conta com 95 Unidades de Suporte Básico e 23 Unidades de Suporte Avançado, além de aviões e helicópteros. O serviço é gratuito, via SUS.
