PSD e MDB saíram a campo em busca do apoio do PL
DESTINO
A desistência de disputar a prefeitura de Canoinhas por parte de Gil Baiano nesta terça, 17, gerou uma diáspora no partido, provando que nada pode estar tão ruim que não possa piorar. Os filiados se dividem entre se manter no governo Willian Godoy (PSD) e, portanto, apoiar sua candidatura, ou ir com o MDB de Wilson Pereira.
Essa divisão, escancarada agora, já vinha em um crescendo desde o período pré-convenções. Cel Mario Erzinger, presidente do diretório local, fazia gosto em ir na vice de Godoy. O próprio prefeito investia nessa possibilidade. Gil Baiano, contudo, defendia parceria com o MDB ou chapa pura. Venceu a tese de chapa pura na convenção sob pressão de Jorginho Mello (PL) que, pensando no próprio umbigo, só viu na chance de ter um candidato a prefeito em Canoinhas dobrar os votos de Gil para si em caso de seu nome estar no segundo turno.
Agora, o partido está mais perdido do que nunca. Há uma ala em pânico com medo de ser exonerada por Godoy, há uma ala que quer mais é se ver longe do prefeito em exercício e há uma ala que faz gosto no apoio ao pessedista.
Tanto o MDB quanto o PSD estão em campo tentando cooptar o PL. Há, ainda, a possibilidade de Zenici Dreher ou Mario substituir Gil. A conferir.
QUE FASE
Godoy não tem um dia de sossego. Depois de travar uma batalha para viabilizar sua candidatura, viu sua secretária de Saúde afastada por prevaricação, ato grave para se computar em um período eleitoral.
NÚMEROS
Em relação a eleição passada, chega a 446 a mais o número de candidatos a deputado federal neste ano. A tentativa de reeleição é a maior entre todas as eleições desde 1990, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os números são parciais e podem aumentar, em função do processamento de dados da Justiça Eleitoral, mas as candidaturas registradas até o momento já ultrapassaram os anos anteriores. Até então, a eleição que tinha o maior índice de candidaturas à reeleição era a de 1998, com 443 deputados tentando uma nova vaga. Neste ano, o índice de tentativa de reeleição na Câmara é de 87%.
VEREADORES
Ao menos 50 vereadores catarinenses vão concorrer a cargos públicos em Santa Catarina nas eleições de outubro. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reúne as candidaturas para o pleito de 2022.
PULA ESSA

Deputado estadual desde o final da década de 1990, Romildo Titon (MDB) decidiu que não vai disputar a reeleição. Até o começo deste ano, ele era esperado na tentativa do nono mandato como parlamentar em Santa Catarina. No entanto, segundo apurou o colunista da NSC, Anderson Silva, fatores ligados à saúde dele e a uma condenação em segunda instância o afastaram de uma nova eleição.
NA TELINHA
O presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou para a campanha eleitoral de alguns candidatos no país – entre eles Jorge Seif (PL), que faz sua estreia na disputa concorrendo ao Senado. Até agora, Bolsonaro não gravou para a campanha de Jorginho Mello (PL).
TOP FIVE
A lista dos candidatos mais ricos a disputar as próximas eleições no Brasil, segundo os dados informados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclui o catarinense Antídio Lunelli (MDB), ex-prefeito de Jaraguá do Sul, que concorre a deputado estadual. Com uma declaração de bens de R$ 390 milhões, Antídio é o quinto numa lista encabeçada pelo bilionário Marcos Ermínio de Moraes (PSDB), um dos herdeiros da Votorantim, que concorre a segundo suplente de senador por Goiás.
CRIMINALIDADE
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 17, projeto de lei que cria a Política Estadual de Prevenção e Combate a Furtos e Roubos de Cabos, Fios Metálicos e Fibras Ópticas. A iniciativa também busca combater esses crimes envolvendo geradores, baterias, transformadores, placas metálicas e congêneres.
PRIVILÉGIO
Será apreciado em plenário, a proposta que prevê o acesso livre e rápido de carros oficiais em praças de pedágio instaladas nas rodovias do Estado de Santa Catarina.
Depois de passar pelas comissões de Constituição e Justiça; Trabalho, Administração e Serviço Público; o projeto de lei também foi aprovado na reunião desta terça-feira, 17, na Comissão de Segurança Pública.
AU-AU
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, 17, projeto de lei que cria a Delegacia de Defesa Contra Maus-Tratos a Animais Domésticos, em Santa Catarina. O texto prevê que a nova unidade deve ser instituída utilizando as estruturas físicas e funcionais já existentes na Secretaria de Estado da Segurança Pública.
NO VERMELHO
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 16, projeto de lei que estabelece novas normas para regulamentar o processo de encerramento do modelo de parcerias entre o Estado e as Associações de Pais e Professores, conhecidas como APPs. A proposta é de autoria do governo estadual. A matéria autoriza o Poder Executivo a pagar débitos resultantes de ações trabalhistas movidas contra APPs de escolas da rede pública catarinense.