Tendência é de que partidos políticos adiantem anúncio de candidaturas
DADA A LARGADA
Começa nesta quarta-feira, 20, e se encerra em 5 de agosto, o período legal para os partidos políticos enfim oficializarem suas pré-candidaturas à Presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.
Em Santa Catarina, ao contrário de anos anteriores, quando os partidos batem o martelo aos 45 do segundo tempo, neste ano devemos ter os nomes oficiais antecipados. Cinco das nove legendas com pré-candidatos a governador anunciados devem fazer suas convenções nos primeiros dias do prazo da legislação.
O MDB, que vive situação mais conturbada, marcou a convenção para sábado, 23. O partido deve bater o martelo entre candidatura própria de Antídio Lunelli ou o apoio ao governador Carlos Moisés (Republicanos), que quer Udo Duhler como seu vice. O Republicanos também realiza convenção na noite deste sábado.
O PP, segunda legenda com mais filiados em Santa Catarina, decidirá também no sábado, 23, se lança o nome de Esperidião Amin ao governo ou se embarca em outro projeto. Ainda no sábado, o União Brasil deve oficializar Gean Loureiro como candidato a governador. O PSD deve indicar seu candidato a vice, Eron Giordani. Lembrando que as coligações só são possíveis na majoritária (presidente e governador), mas não nas proporcionais (deputados e senadores). Os partidos devem lançar sua própria nominata de candidatos ao Congresso, Senado e Assembleias.
Importante lembrar que a convenção não é, necessariamente, definitiva. A confirmação das candidaturas ocorre apenas com o pedido de registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, o que neste ano precisa ocorrer até 15 de agosto.
NOVO E PL
O primeiro partido a oficializar a candidatura ao governo deve ser o Novo. A legenda marcou a convenção para o primeiro dia do prazo, 20 de julho, logo às 9h, em formato virtual. O Novo terá o promotor de Justiça Odair Tramontin como candidato ao governo, e o empresário Ricardo Althoff como provável vice.
No outro extremo, o PL deve oficializar a candidatura do senador Jorginho Melo ao governo no último dia possível, 5 e agosto.
ESQUERDA EM CONFLITO

A executiva estadual do PSB contrariou a informação divulgada pelo PT, de que o ex-deputado Décio Lima (PT) foi confirmado candidato da frente ampla de centro-esquerda em reunião na semana passada. O presidente do PSB, Claudio Vignatti, disse que o senador Dário Berger (PSB) segue pré-candidato ao Governo do Estado e tentará indicação junto aos demais partidos do grupo.
O PT, contudo, confirmou na quinta-feira, 14, Lima como pré-candidato ao governo de Santa Catarina. O anúncio ocorreu após reunião entre os partidos da frente de esquerda: PT, PDT, PCdoB, PV, PSol e Rede.
A convenção do PT está marcada para 25 de julho, já o PSB baterá o martelo somente em 5 de agosto.
SEM DATA
O único partido que deve lançar candidato a governador que ainda não marcou data para convenção foi o Pros. Ralf Zimmer Júnior deve lançar candidatura a governador pelo partido.
DEPUTADO ESTADUAL

Mafra terá ao menos dois candidatos a deputado estadual. A vice-prefeita Celina Dittrich (Podemos) já recebeu a bênção do prefeito Emerson Maas em ato ocorrido na sexta-feira, 15, ao lado do pré-candidato a deputado federal Rodrigo Coelho.
O ex-prefeito Wellington Bielecki (PSD) também já confirmou pré-candidatura.
ENCERRAMENTO
A interventora do transporte escolar em Canoinhas, Zenici Dreher, apresenta nesta segunda-feira, 18, o resultado final do seu trabalho. Em intensa programação, Zenici deve entregar os ônibus em ato público marcado para às 8h. Às 10h30 ela apresenta relatório preliminar sobre a intervenção e às 11h30 entrega oficialmente os veículos à Transporte e Fretamentos Santa Cruz.
RECESSO
A Câmara de Vereadores de Canoinhas entra em recesso de meio de ano hoje. Retorna em agosto.
TENTATIVA

Assim que desceu para a comarca a denúncia da sétima fase da Et Pater Filium, a defesa de Renato Pike entrou com pedido de habeas corpus. O pedido, assim como no caso das inúmeras tentativas no Superior Tribunal de Justiça, foi sumariamente negado.