quarta-feira, 23

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

“Minha vida é como o vento”, diz Izabel Matos Mota ao completar 100 anos

Últimas Notícias

- Ads -

Professora aposentada guarda lúcidas memórias

Izabel Matos Mota nasceu em 10 de julho de 1922 “na ponta da serra de Pinheiros”, palavras por ela ditas com uma lucidez brilhante. Filha de José Tomás de Mattos e Ana Maria Fernandes de Mattos, era a filha mais nova da família e sua chegada não era esperada. Ao relatar sua infância na entrevista acima, trouxe episódios como a árvore que plantou ainda menina na localidade de Taunay, o marmeleiro da antiga casa da família na localidade do Lageado e as memórias de quando iniciou sua carreira como professora.

Descendente de portugueses, sua avó era índia. Seus avós chegaram a Canoinhas pelo rio Negro, em um período onde ainda era possível navegar por essas águas. Sua irmã mais velha não teve filhos, então cuidou de dona Izabel durante o período que morou em Canoinhas.

Izabel foi professora por mais de 40 anos. Lecionou na antiga escola da Fartura, no colégio Sagrado Coração de Jesus e no General Osório, em Três Barras. Um dos detalhes mais curiosos é que ela lecionou educação física sem ter cursado o ensino médio, façanha que só foi descoberta após sua aposentadoria. Ela se orgulha ao falar que há dois meses aproximadamente o Estado reconheceu sua carreira como de professora.

“Minha vida é como o vento, tudo aconteceu por acaso, vim ao mundo de maneira inesperada, me tornei professora sem ter cursado o ensino médio, mas sou muito feliz” são as palavras de dona Izabel.

FAMÍLIA

Dona Izabel teve 5 filhos: Ederson, Ana Maria, Cassimiro, Luiz Alberto e Edmundo. Todos seguiram os passos da mãe e se tornaram professores. Ederson Luiz Mota faleceu no ano passado em decorrência de complicações da covid-19.

“Eu nunca na minha vida tive um sofrimento, o que foi de tropeço que eu tive não sofri nada. Não tenho nenhum peso”, diz dona Izabel quando fala sobre as vontades de Deus em sua vida.

A celebração dos 100 anos de vida vai reunir toda a família em sua casa. “Deus me permitiu e eu fico feliz em poder chegar nesta idade”. comemora.