Ex-prefeito de Blumenau deve ser candidato a deputado estadual
DECISÃO
Oficialmente o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, ainda não admite, mas ele também, a exemplo de Raimundo Colombo, deve abrir mão da candidatura de governador e ir para a disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Dessa forma, o caminho fica livre para o PSD confirmar a candidatura de João Rodrigues ao governo pela sigla sem necessidade de disputa interna.
Rodrigues tem até a próxima semana para renunciar ao cargo de prefeito de Chapecó. É o que falta para o PSD oficializar sua pré-candidatura como única.
Nesse cenário, surge o nome de Clésio Salvaro (PSDB), prefeito de Criciúma reeleito com 72,36% dos votos, que para o PSD é o vice perfeito. Com um bom domínio da região Sul, Salvaro é visto como um nome que faz a diferença. Salvaro disse ao colega Marcelo Lula, que avalia a possibilidade e que, já consulta o diretório nacional do PSDB e, até mesmo familiares.
Salvaro quer saber das lideranças tucanas se a questão de Eduardo Leite (PSDB), que pensa em se filiar ao PSD, vai gerar algum impasse entre os partidos.
Salvaro afirmou que a sua renúncia, caso ocorra, será para já firmar um compromisso entre os principais líderes.
FORCINHA
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), gravou um vídeo em homenagem ao aniversário do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). Bolsonaro lembra o tempo que eles têm de amizade, que estiveram junto na Câmara Federal e destacou a bandeira do armamento defendida por ambos.
“Ao invés de retirar sua candidatura, ele deveria construir um projeto para Santa Catarina”
Do presidente do MDB, Celso Maldaner, sobre as críticas de Eduardo Pinho Moreira ao partido
FUMAÇA BRANCA
Vice-prefeito Renato Pike não sabe se troca o PL por um partido mais estrategicamente viável para disputar uma vaga na Assembleia. Até quarta-feira, 30, contudo, ele diz que fará um anúncio oficial.
DESTINO DE MERISIO

O ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina Gelson Merísio assinou ficha nesta semana no Solidariedade. “A vinda dele é para contribuir com o partido e a Frente Democrática que está sendo construída em Santa Catarina”, informou o presidente estadual do Solidariedade, Osvaldo Mafra, pré-candidato a deputado federal.
HOMENAGEM
Trecho catarinense da BR-101 será denominado “Rodovia Governador Antônio Carlos Konder Reis”. A homenagem é do deputado federal Darci de Matos, autor do projeto de lei 667/22, protocolado esta semana na Câmara dos Deputados.
A Lei 10.292/2011 denominou de Rodovia Governador Mário Covas toda a extensão da BR-101, que começa em Touros (RN) e seus 4.650 km terminam São José do Norte (RS). O objetivo do autor é homenagear um ex-governador no trecho catarinense e não um político paulista.
Konder Reis (1924/2018) foi um dos políticos com mais tempo de mandato popular na história do Estado, incluindo deputado federal, deputado estadual, vice-governador e duas vezes governador de Santa Catarina. A Lei 6682/79 exige relevantes serviços ao Estado e ao País para este tipo de homenagem. É o caso do ex-governador, justifica o autor.