Dessa forma, prévias de sábado estão canceladas
O ESCOLHIDO
Em almoço da bancada estadual do MDB nesta quarta-feira, 15, o senador Dario Berger e o deputado estadual Valdir Cobalchini retiraram seus nomes das prévias marcadas para sábado, 19, e, dessa forma, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli será o pré-candidato do partido ao Governo do Estado. Por óbvio, as prévias estão canceladas, mas a novela dramática que o MDB vive, não termina aqui.
O partido ainda está sob a sombra de Carlos Moisés. Há uma ala do partido que defende o ingresso do governador no MDB, o que escantearia Lunelli para a vice. Ou, que o partido apoie o governador no partido que ele escolher oferecendo o vice.
“Ouvimos apelos em favor da pacificação dos ânimos, em favor de um partido forte”, ponderou Cobalchini completando que “não estou desistindo, apenas adiando um sonho”.
Berger seguiu na mesma linha. “Concordo, mas entendo que meu nome é o melhor para ganhar a eleição”, enfatizou.
Os ex-governadores Paulo Afonso Vieira e Eduardo Pinho Moreira e o ex-deputado federal Mauro Mariani participaram do almoço.
COFRE VAZIO
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Oliveira, respondeu a ofício da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), por meio do Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte (Codeplan), sobre investimentos com recursos do Estado em rodovias federais, mais especificamente na BR-280, entre Canoinhas e Rio Negrinho. A resposta é de que não há dinheiro previsto para este ano neste trecho, pelo menos por parte do Governo do Estado. Cabe, agora, cobrar recursos do Governo Federal.
A PROPÓSITO
Na assembleia de sexta-feira, 11, a Amplanorte solicitou uma audiência com o secretário Thiago Vieira para tratar das obras de restauração da SC-477. Nem os prefeitos sabem em que pé está o processo cuja fase de estudos se encerrou em dezembro passado. “Soube por fonte extraoficial que o projeto precisou de ajustes, mas está pronto. Acredito que na data em que o secretário marcar a audiência ele poderá anunciar o edital de licitação”, adianta o prefeito de Monte Castelo, Jean Carlo Medeiros.
Segundo o deputado Marcos Vieira, o recurso está garantido, independente do volume financeiro.
COMPLIANCE
Prefeito de Major Vieira, Adilson Lisczkovski (Patriotas), abriu processo licitatório para contratar empresa de consultoria para averiguar a legalidade e normalidade das despesas públicas e dos contratos praticados pela administração municipal. A empresa vai atuar como uma espécie de compliance em processos licitatórios, contratos públicos, pessoal e outras áreas.
AGILIDADE

Mafra é a cidade mais rápida do País para se abrir uma empresa. O tempo médio de abertura é de 4 horas e 4 minutos, segundo o Mapa das Empresas do Governo Federal. Canoinhas leva-se 23 horas, em média, para se abrir uma empresa. Em Porto União, um dia e 22 horas.
Em Santa Catarina o tempo médio é de dois dias e seis horas, enquanto no Paraná é de um dia e 10 horas.
NA PAUTA
O Congresso se prepara para votar hoje um projeto de lei que define uma ajuda federal às empresas de transporte coletivo para compensar as passagens gratuitas de idosos. Em Canoinhas, por exemplo, 12% do fluxo de passageiros do Coletivo Santa Cruz são de idosos com gratuidade.
No mesmo pacote está uma nova modalidade de cobrança de ICMS sobre combustíveis e ajuda para os mais pobres comprarem gás. Tudo para reduzir os impactos do aumento dos combustíveis.
TROCA
Em março abre-se a janela de troca de siglas para as Eleições 2022 e a movimentação é grande no Estado, principalmente dos bolsonaristas, que pretendem se alinhar ao capitão. Bolsonaro trocou o PSL pelo PL. Já estão na fila Ana Caroline Campagnolo e Jessé Lopes, que vão para o PL.
O deputado estadual Coronel Mocellin (PSL) também já escolheu seu rumo. Ele deve ir para o Republicanos, onde tentará uma vaga na Câmara dos Deputados. A efetivação, contudo, ainda depende de um componente que virou novela: a filiação do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido). O deputado quer concorrer em uma sigla que esteja alinhada à reeleição de Moisés.
A propósito, das tantas conversas interpartidárias que Moisés vem tendo, o último interlocutor foi o Republicanos.
14%
Uma nova decisão na Justiça altera os rumos do desconto previdenciário de 14% dos servidores estaduais de Santa Catarina. O juiz Jefferson Zanini, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis, concedeu liminar no começo deste mês para que seja suspensa a alíquota para os trabalhadores do Executivo que ganham abaixo do teto do INSS. Esta foi a principal mudança da Reforma da Previdência aprovada pelo Governo do Estado em agosto do ano passado na Alesc. Com isso, o Iprev está impedido de fazer o desconto no salário do funcionalismo, salvo novo entendimento no Judiciário.
SAMU
O governo de Santa Catarina deve antecipar a assinatura do novo contrato com o futuro operador do Samu. Eram três os concorrentes: Fahece, Imas e Ideas. Em decisão desta segunda-feira, 14, o presidente da Comissão Julgadora do Concurso e superintendente de Urgência e Emergência do Samu, coronel Diogo Bahia Losso, informou que o Imas e o Ideas perderam, por enquanto, a habilitação do certame por não atenderem os pré-requisitos necessários.
Segundo o colunista da NSC, Renato Ighor, a decisão não é definitiva e cabe recurso para ser apresentado em prazo de até cinco dias. A intenção do Governo catarinense é firmar o novo contrato em março.