segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Padre Marcos Zir é velado na catedral São Francisco, em Caçador

Últimas Notícias

- Ads -

Missa de corpo presente será às 14h

Padre Marcos Antonio Zir está sendo velado na manhã desta sexta-feira, 11, na catedral São Francisco de Assis, em Caçador. Ele faleceu nesta quinta-feira, 10, após dois meses internado depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) no dia 11 de dezembro.

“Neste momento de profunda tristeza pela partida precoce de nosso sacerdote em decorrência de complicações após um AVC, unimo-nos em oração aos familiares, ao clero de nossa diocese, aos amigos, conhecidos e todos aqueles que estiveram confiantes em sua recuperação. Confiamos a vida do Pe. Marcos ao Deus da vida, na firme esperança da plenitude eterna e na certeza da Ressurreição”, diz a nota da Diocese de Caçador.

Padre Marcos, além da serenidade e do amor ao Evangelho, gostava da simplicidade e defendia os direitos dos produtores e trabalhadores rurais. “Grande estudioso, preciso, determinado com a formação da educação da fé. Amor a Nossa Senhora, centrado no projeto de vida consagrada e que sentiu-se chamado a ser sacerdote, servo de Deus. Sua missão foi brilhante e cumprida. Obrigado Padre Marcos pela sua presença e trazer a presença de Deus para tantas pessoas com sua vida, pregação, oração, testemunho, consagração de ser servo de Deus”, postou um colega do Juvenato Marista de Caçador em seu perfil no Facebook.

Sacerdote há 20 anos, padre Marcos trabalhou em Canoinhas ao lado do pároco Remígio Sita e do padre Ruben (Xirú) no anos 2000. A partir de 2010, desligou-se da Paróquia Santa Cruz, passando a residir definitivamente no município de Bela Vista do Toldo, onde ajudou a fundar a Paróquia Divino Pai Eterno de Bela Vista do Toldo em 2012. Desde 2020, ele estava à frente da Paróquia Santa Juliana, em Salto Veloso.

Terceiro de quatro irmãos, padre Marcos, que tinha 51 anos, deixa também a mãe Remira, sobrinhos e demais familiares, clero, amigos e comunidades de fé. A missa de corpo presente será às 14h, também na catedral São Francisco, em Caçador.