Recomendação da Secretaria de Saúde é de que pacientes procurem unidade central
Comunidades do interior estão reclamando da falta de atendimento médico há dias. Segundo o vereador Maurício Zimmermann (PL), ocorre que o médico que atende 13 postos de saúde do interior de Canoinhas está com problemas de saúde reconhecidos em atestado. A orientação é que pacientes que necessitem de atendimento médico procurem a unidade central de saúde, na antiga Clínica da Mulher e da Criança, no centro.
Vereadora Juliana Maciel (PSDB), que abordou o tema durante sessão da Câmara de Vereadores de Canoinhas desta terça-feira, 5, chamou de absurda a questão de apenas um médico, “que como qualquer outra pessoa pode ficar doente”, atender a 13 postos de saúde do interior. “É uma população de 7 mil, 10 mil pessoas sem atendimento médico”, destacou.
Presidente da Câmara, Gil Baiano (PL), contou que ouviu de moradores do interior que os postos de saúde iriam fechar definitivamente e ressaltou a necessidade de se explicar a situação aos munícipes. “Se nós tivéssemos essa informação de que o médico está com problemas de saúde, nós poderíamos estar informando a quem nos procura”, afirmou.
Quem tem procurado os postos não tem recebido essa informação. Há, segundo relatado pelos vereadores, apenas um cartaz afirmando que o atendimento está suspenso.
Requerimento cobrando explicações da Secretaria de Saúde foi aprovado por unanimidade.